COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

Escritório: (22) 9-9922-7009

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados

Saiba Como Entender A Viabilidade Do Seu Negócio

November 1, 2016

 

 

O espírito criativo e pesquisador caracterizam um empreendedor. Constantemente ele se destaca pela facilidade em obter ideias e pensar em possibilidades e soluções relacionadas com as necessidades das pessoas. Mas como saber se essa ideia realmente trará retorno financeiro?

 

Perder dinheiro certamente não é a pretensão de nenhum empreendedor. Portanto, planejar seu negócio é etapa crucial antes de investir recursos e esforços. Um bom planejamento engloba pesquisas sobre o campo que deseja atuar e sobre o produto ou serviço a ser oferecido; análise de possíveis parceiros e concorrentes; determinação do público-alvo, além do posicionamento e estratégias a serem adotadas frente ao mercado.

  

Antes de se iniciar um negócio ou ampliar algum setor ou área de atuação é indicado realizar um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE). Esse estudo é composto por análise de mercado: abrangendo o produto, o local, público, fornecedores e concorrentes e por análise econômica: abrangendo capital, recursos exigidos e informações legais e tributárias necessárias.  

 

O EVTE é feito basicamente para analisar se o negócio é ou não viável. Com ele é possível verificar o potencial do mercado no que diz respeito ao retorno financeiro sobre o investimento realizado. Fazer uma análise criteriosa ajuda o empreendedor a tomar uma decisão e reduz riscos por evitar eventuais fracassos, no caso de ideias com baixo  potencial técnico e econômico receberem investimento.

 

 

1. Análise de mercado

 

A análise de mercado engloba análise do produto ou serviço, do ambiente em que se deseja inserir-se. Essa etapa é fundamental para definir a situação econômica, público-alvo, concorrentes, fornecedores, local adequado, entre outras informações.

Público-alvo

Definir o público que se deseja alcançar é fundamental para o negócio obter êxito. Afinal, compreender o foco dos investimentos ajuda a definir os objetivos comercias e as estratégias de marketing. É importante observar que ao longo do tempo esse público pode passar por readequações.

 

2. Concorrência

 

Conhecer os concorrentes de maneira sólida auxilia o empreendedor a tomar decisões durante a fase de planejamento estratégico do negócio. Além de conferir maior competitividade no mercado.

 

Para realizar uma análise ambiental é indicado utilizar a ferramenta conhecida como Análise SWOT, que considera análises no ambiente interno (forças e fraquezas) e também no ambiente externo (oportunidades e ameaças). 

 

O ambiente interno pode ser controlado pelos gestores, pois é resultado das estratégias definidas pelos membros da organização. Assim, os pontos fortes devem ser ressaltados e os fracos devem ser controlados ou seus efeitos devem ser minimizados. Já o externo não pode ser controlado. Então é importante conhecer e monitorar o ambiente externo a fim de aproveitar as possíveis oportunidades e evitar ameaças.

 

3. Fornecedores

 

Os fornecedores são basicamente os provedores de mercadorias e serviços necessários para que outras empresas os utilizem na fabricação e/ou venda de seus bens e serviços. É importante levantar informações dos possíveis fornecedores a fim de optar pelos melhores. Isto é, os que oferecem prazos e condições de pagamento favoráveis.

 

4. Definição do local

 

A localização do ponto comercial é um fator que exerce influencia relevante no sucesso de um empreendimento. É preciso considerar densidade populacional, perfil dos consumidores locais, concorrência, fatores de acesso e locomoção, visibilidade, proximidade com fornecedores, segurança e limpeza do local.

 

5. Pesquisa de mercado

 

Para perceber o interesse e as necessidades dos clientes em potencial e, consequentemente, sua aceitação ao produto ou serviço oferecido é preciso aplicar uma pesquisa de mercado. O processo de pesquisa de mercado consiste nas seguintes etapas: definir os objetivos da pesquisa, desenvolver um plano, escolher e elaborar o instrumento de pesquisa, coletar as informações, processar e compilar os dados coletados para transformá-los em dados trabalhados. Vale ressaltar a importância de considerar uma amostra significativa, de modo que os dados coletados sejam válidos. Deve-se assegurar também que o instrumento de pesquisa seja o mais claro e objetivo possível para os entrevistados.

 

6. Análise de investimento inicial

 

Investimento inicial engloba os gastos com todos os itens necessários para colocar o negócio para funcionar. Os principais são com legalização da abertura do empreendimento, aluguel, instalações, equipamentos, funcionários, estoque, entre outros. Além disso, é importante mensurar o capital de giro considerando as despesas fixas e uma reserva que suporte os meses iniciais do negócio.

 

7.Estrutura do capital

 

A estrutura de capital nada mais é que a maneira com a qual a empresa se financia. Esse financiamento pode vir de capital próprio (acionistas) e/ou capital de terceiros (credores). Em termos contábeis são, respectivamente, patrimônio líquido e passivo de curto e longo prazo.

 

8.Fluxo de caixa

 

O fluxo de caixa permite a projeção das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa em períodos futuros, sendo possível mensurar o saldo do caixa. Com esse instrumento de Gestão Financeira é possível dimensionar necessidades futuras de recursos, capacidade de honrar os compromissos assumidos e disponibilidade para investir. Para se aproximar da realidade é aconselhável estruturar o fluxo de caixa fazendo uma análise de diferentes cenários, principalmente na previsão de receitas.

 

9.Indicadores financeiros

 

Os indicadores financeiros têm grande importância para o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica. Através deles é possível compreender, analisar e monitorar o desempenho da empresa. Alguns dos indicadores comumente analisados para apoiar a tomada de decisão quanto à viabilidade de um negócio são: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Payback e Ponto de Equilíbrio.

 

 

10. Abrir ou não? Agora é a hora

 

Antes de investir recursos e esforços é preciso se certificar de que a sua ideia de negócio realmente terá demanda, condições de ser estruturada, além de gerar retorno financeiro. Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica é fundamental para embasar decisões e conferir competitividade frente ao mercado. Através desse estudo você pode planejar melhor e ter seu negócio em suas mãos!

 

Caso os problemas persistam, podemos te ajudar realizando um diagnóstico em sua empresa!

 

 

 

Please reload