COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

Escritório: (22) 9-9922-7009

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados

5 Passos Para Abrir Seu Negócio

 

 

Em tempos de crise, empreender é uma saída para sobreviver. Entre aqueles que abrem suas empresas, existem os empreendedores por oportunidade, que são aqueles que observam uma oportunidade de negócio e agem, e os por necessidade, relacionados aqueles que abrem uma empresa por necessidade de renda.

 

A GEM (Global Entrepreneurship Monitor) realizou um estudo que constatou que a quantidade de empreendedores por necessidade no Brasil dobrou entre os anos de 2014 e 2015. Isso tem preocupado bastante porque como diz Wagner Furtado, da Cash Monitor, “Empreender é fácil. Continuar empreendendo é que é difícil.”.
A fim de preparar você, futuro empreendedor de sucesso, para o mercado separamos os 5 passos essenciais para abrir sua empresa.


1) Planejamento  
Nada funciona de forma eficaz sem antes ser feito um planejamento do que será realizado. Em função disso, antes de abrir uma empresa você deve fazer um Modelo ou Plano de Negócio.  Com ele é possível entender o que é sua empresa, para quem estará oferecendo seus produtos, como e onde isso será feito e quanto capital você precisará para realizar as atividades. Caso não se sinta preparado para realizar esse tipo de planejamento, é recomendado procurar ajuda de alguma empresa de consultoria que possa auxiliar no andamento desse processo.


2) Estudar o Mercado  
Entender a concorrência, a demanda e a atratividade do consumidor pelo seu produto fará total diferença na abertura de sua empresa, até indicando se é realmente válido ou não abrir um negócio naquele ramo.  Saber muito bem quem será o público-alvo e futuro cliente é essencial quando for abrir uma empresa. A partir da delimitação desse público, é possível definir as devidas estratégias para conseguir destaque no mercado. As empresas de consultoria podem ajudar muito no entendimento do mercado para traçar as melhores estratégias.


3) Investimento Inicial  
Todo negócio demanda um investimento inicial que deve ser muito bem pensado e calculado de acordo com seu planejamento e atual condição financeira pessoal.  Não esqueça de realizar um controle financeiro efetivo desde o começo para saber se a empresa está dando retorno ou não. Para começar, há opções dos fundos de investimento que incentivam micro e pequenos empreendedores a abrir seus negócios concedendo empréstimos com juros reduzidos, como do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento).


4) Acreditar  
Uma das coisas mais importantes na hora de abrir seu próprio negócio é acreditar nos seus objetivos e metas.  Problemas e deficiências surgem, mas também podem ser solucionados com dedicação e persistência. Se nem você tem mais confiança na sua empresa, como passar essa confiança para seus clientes?


5) Ter Foco  
Um empreendedor sem foco se torna um empreendedor sem futuro. Ter foco é definir metas e estar seguro do caminho que estará traçando para sua empresa.  Dificilmente, um negócio vai para frente se a pessoa por trás dele não sabe para qual direção ir ou se ao menos está indo pelo caminho certo. Mas como saber? Isso vai da vontade e disposição de cada empresário, já que um bom planejamento somado a trabalho duro trazem resultados incríveis.

 

Please reload