COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

Escritório: (22) 9-9922-7009

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados

Como A Precificação Dos Seus Produtos Pode Alavancar O Seu Lucro

November 15, 2018

O preço de um produto ou serviço é muito importante para a sua comercialização, dependendo do mercado em que se está inserido alguns centavos podem fazer a diferença na escolha do consumidor. Alguns métodos podem ser utilizados para realizar uma precificação adequada, entretanto as variáveis a serem consideradas são bem parecidas.

 

Alguns critérios influenciam no preço do produto, existem parâmetros que se relacionam com a quantidade que é vendida e outros apenas com a produção dos mesmos. Na hora de montar o preço devem ser considerados os gastos de mão de obra, matéria-prima,  comercialização, marketing, margem de lucro e encargos.

 

É interessante entender a diferença que existe entre os gastos associados a produção. Eles podem ser divididos em dois grupos: custos e despesas. Os custos são os gastos que estão relacionados diretamente a produção e as atividades-fim. Já as despesas estão associados aos gastos que são ligados às atividades-meio, desvinculados da produção.

 

Um pensamento corriqueiro é pensar no preço de um bem apenas considerando os custos de matéria-prima. Realmente esses custos são fundamentais e influenciam diretamente no preço, mas eles não são únicos e muita vezes não são os mais relevantes no preço final.  Alguns fatores como gastos com divulgação, despesas com aluguel e mão de obra são mais decisivos no valor final passado ao consumidor.

 

Os critérios que se relacionam com a quantidade vendida normalmente são expressados em taxas e costumam ser adicionados nas últimas etapas da precificação. Alguns exemplos desses critérios são os impostos por mercadoria vendida, taxas cobradas por operadoras de cartão e taxas cobradas por sites de vendas.

 

O preço de um produto não pode estar relacionado somente com os custos e despesas, o ambiente onde ele será distribuído pode influenciar em como ele será visto pelos possíveis clientes. Um breve estudo dos concorrentes e do mercado pode auxiliar as decisões que devem ser tomadas na definição do preço final. Dependendo da flexibilidade do mercado as análises do ambiente serão mais necessárias. Os resultados dessa análise são mais decisivos em mercados menos flexíveis, onde os preços tem um grau muito pequeno de variação.

 

Uma alternativa para aumentar a lucratividade do seu negócio sem alterar o preço do bem a ser vendido é  reduzir custos e despesas em todos os níveis. Entretanto é necessário conhecer profundamente seus gastos e como eles se influenciam no preço passado ao consumidor. Caso sinta necessidade de auxílio no conhecimento dos seus gastos ou não saiba qual a melhor metodologia para o seu negócio, procure a Focus Consultoria, nós podemos te ajudar.

 

Please reload