COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

Escritório: (22) 9-9922-7009

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados

5 Dicas Para Você Negociar Melhor

October 4, 2018

 

 

A negociação é uma parte crucial para o processo de vendas de pequenas e grandes empresas. Pequenos deslizes e uma frase fora de contexto podem estragar um trabalho que levou tempo para ser conquistado. O cliente, por sua vez, procura confiança em suas relações comerciais e abertura para expressar suas necessidades.

 

Dessa forma, desenvolver a habilidade de negociar é fundamental para o atual mercado onde os negócios vivem uma intensa disputa para ganhar consumidores. Boa comunicação e um forte relacionamento com o cliente trazem resultados significantes para quem deseja obter sucesso nas vendas.

 

Separamos 5 dicas que vão transformar sua reunião e te ajudar a otimizar o processo de negociação.

 

1. Se prepare e planeje

 

Para uma negociação de sucesso, o cliente precisa se sentir confortável e ter confiança no seu discurso. Por isso, é importante reservar um tempo antes de uma reunião para se preparar e estudar todas as necessidades e desejos de quem busca contratar seus serviços. Existem muitas informações essenciais para o decorrer da conversa com o cliente e que podem fazer a diferença na hora de fechar um negócio. Por exemplo: Quais as opções que ele tem? Qual seu orçamento? Está passando por momentos de pressão? Quanto mais conhecimento obtiver, melhores serão seus argumentos e maiores as chances de alcançar o sucesso na proposta. Informação é tudo, pois te proporciona mais tranquilidade e confiança em qualquer negociação.

 

2. Saiba ouvir

 

A comunicação é a alma da negociação, porém, mais do que falar, ouvir o que o cliente tem a dizer é fundamental. Ao ouvir, você se relaciona de forma mais próxima com as expectativas e dificuldades da outra parte e, normalmente, ela vai te falar tudo que você quer e precisa saber. Lembre-se da Teoria de Pareto: fale 20% do tempo e ouça os outros 80%. Fale somente o necessário, porém mantenha uma comunicação fluida, sem entraves. Transmita confiança e poder sobre o que está dizendo. Perguntas abertas são ideais para esse momento, não é interessante alcançar respostas curtas que digam apenas “sim” ou “não”. Mantenha o controle da fala e você vai se surpreender com os resultados.

 

3. Tenha alternativas

 

Sem diferentes opções de proposta, dificilmente um acordo será fechado. Não deixe que a reunião se desequilibre devido à vulnerabilidade da falta de alternativas, sua imagem ficará marcada caso se encontre nas mãos do cliente. Um brainstorming interno à empresa pode ser uma saída para encontrar as melhores ideias. A negociação ideal é aquela em que as duas partes saem ganhando, cliente feliz e empresa satisfeita. Quando os interesses coincidem, o acordo se torna favorável para ambos os lados e você ainda obtém a reputação de bom negociador.

 

4. Seja paciente

 

É crucial para o processo de negociação ter paciência. Quem consegue esperar para encontrar a melhor oportunidade, alcança melhores resultados. Caso contrário, pode deixar de absorver várias informações que poderiam ser úteis e primordiais para fechar uma proposta, além de criar a sensação no cliente de que ele poderia ter conquistado uma alternativa melhor. Seja calmo e tenha paciência, passe confiança e evite tensões no ar. Garanta que, independente do resultado, próximas oportunidades com o mesmo cliente serão viáveis.

 

5. Saiba lidar com suas ofertas

 

Mostrar o valor do trabalho que seu negócio irá entregar diferencia seu serviço e ajuda na justificativa por propostas mais altas. Oferecer baixo também necessita justificativa, mas nunca dê nada “de graça”, valorize cada concessão sua e pense na relação “se..., então...”, trocas de benefícios podem ser interessantes para os dois lados. Além disso, aceitar a primeira oferta também não é a melhor decisão, o cliente pode ficar com a sensação de que fez um mal negócio. Por exemplo, se um desconto de 30% é requisitado logo de cara e você aceita sem hesitar, a ideia é que algum problema existe. Por isso, guarde a melhor proposta para o final, você sai vitorioso e o cliente com a sensação de ter feito um ótimo negócio, uma saída honrosa.

 

A negociação demanda experiência para ser bem sucedida e exige aprendizado constante. Com as práticas apresentadas nas dicas, você desenvolve e aperfeiçoa as aptidões de um bom negociador. Lembre-se que ansiedade e pressa atrapalham e levam a reuniões com um desempenho não suficiente, e confiança e comunicação fluida fazem o sucesso ser um passo logo adiante. Um bom negociador é aquele que consegue alcançar o que quer fazendo parecer que era o desejo do cliente.

 

Please reload