COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

Escritório: (22) 9-9922-7009

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados

Técnicas De Grandes Empresas Para Aplicar Em Pequenos Negócios

September 6, 2018

Você já ouviu a expressão “Matar um mosquito com uma bomba”?

 

Ela retrata que não é necessário exagerar demais para atingir um objetivo. Essa análise pode ser feita de forma inversa quando se trata de uma empresa: “meu negócio é pequeno, não vejo necessidade de implementar uma estrutura de empresa grande”. Esse pensamento está sendo desconstruído no atual mundo dos negócios, afinal, se uma coisa dá certo em uma empresa grande, onde há fatores ainda mais complexos, por que ela não daria certo em uma empresa de pequeno porte? A resposta é bastante encorajadora.

 

Quando assuntos como LEAN, 5S, 6 Sigma e outros métodos de redução de custos, aumento da produção e aumento da qualidade são colocados em pauta, muitas pessoas não compreendem ou mesmo nunca ouviram falar sobre. Essas siglas representam métodos amplamente difundidos em grandes empresas que geram resultados incríveis e, por isso, aos poucos tem sido implementadas por empresas menores.

 

O LEAN, por exemplo, é uma filosofia de gestão inspirada em resultados do sistema de produção Toyota. Ela difunde principalmente a eliminação contínua de desperdícios na produção e resolução de problemas de forma sistemática. Ou seja, o LEAN é uma metodologia que visa aumentar a produção através de decisões simples que eliminem atividades que não gerem valor ao produto, por exemplo, o transporte de material de um lugar para o outro.

 

O 5S é uma das ferramentas utilizadas na filosofia LEAN, cujo nome se originou devido à 5 termos japoneses, que traduzidos significam sensos de melhoria em uma empresa: utilização, organização, limpeza, higiene e disciplina. Esses 5 sensos tem como objetivo, respectivamente: separar somente o que será utilizado para uma determinada tarefa, eliminando tudo que não for proveitoso; colocar cada material em seu devido lugar, garantindo acesso seguro e rápido a tudo que for necessário; limpar o ambiente de trabalho, tornando-o mais propício ao trabalho; criar normas claras para a triagem, arrumação e limpeza do local, criando uma ligação direta com a segurança dos colaboradores; incentivar a melhoria contínua. Com a aplicação do 5S é observado que a empresa obtém como resultado um aumento imediato na produtividade, na segurança e uma maior motivação por parte dos funcionários.

 

O 6 Sigma é uma metodologia mais focada no aumento da qualidade e na diminuição de defeitos na produção. Seu nome tem origem em uma escala de defeitos, onde 1 é o nível mais baixo e 6 é o de maior excelência, com apenas 3,4 erros por milhão!.  A metodologia 6 Sigma tem como base a estratégia do DMAIC, que tem como finalidade: Definir metas claras para as melhorias que se deseja alcançar; Mensurar o sistema em operação para entende-lo mais afundo e identificar causas potenciais, Analisar o sistema para encontrar os pontos onde existe possibilidade de melhoria; Incrementar a solução mais adequada para os problemas identificados; e Controlar a implementação das melhorias.

Além de todos esses métodos para melhorar e aumentar a produção, reduzir custos e aumentar a qualidade, existem ainda as certificações que lhe garantem maiores contratos e melhores negócios. Com certeza, as mais famosas e mais requisitadas são as chamadas ISOs, sigla da organização internacional de padronização.

 

Um exemplo dessas certificações é a ISO 9001, que tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa, agrupando um conjunto de práticas de qualidade que lhe darão competência para utilizar uma de suas mais famosas ferramentas, o ciclo PDCA. Esse ciclo possui como formadoras de sua sigla as palavras Planejar, Realizar, Checar e Agir, e se trata de uma ferramenta de melhoria contínua que busca atingir o gargalo (local de maior deficiência da produção), de forma a criar soluções para melhorá-lo e torná-lo um processo mais eficiente. Quando um novo gargalo for identificado, outro ciclo PDCA será rodado.

 

Além da ISO 9001, outra certificação é a ISO 14000, um conjunto de normas, assim como a primeira, que busca fazer com que uma determinada empresa atinja um nível adequado ou ótimo de gerenciamento do meio ambiente. O principal objetivo dessa norma é garantir o equilíbrio e proteção ambiental, prevenindo a poluição e os possíveis problemas que ela possa trazer para a economia e para a sociedade.

 

Ainda que pareça assunto para grandes empresas, com as adaptações corretas, todas as ferramentas citadas podem ser aplicadas e reproduzidas em um ambiente de pequenos negócios. A motivação e dedicação para implementar as metodologias que melhor se adaptam a sua realidade serão fundamentais para o seu sucesso.

 

 

 

Please reload