COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

Escritório: (22) 9-9922-7009

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados

O Que É Ponto De Equilíbrio E Como Ele Pode Ajudar O Seu Negócio

August 23, 2018

 

O ponto de equilíbrio, também denominado Ponto de Ruptura ou Break-even Point, é resultado da junção dos custos e despesas totais com as receitas totais. Ou seja, no Ponto de Equilíbrio não há lucro nem prejuízo no negócio, e apenas a partir desse momento a empresa pode obter rendimentos, como observado no gráfico abaixo.

 

Como pode ajudar no meu negócio?

 

O ponto de equilíbrio tem um conceito que pode auxiliar na gestão da empresa a curto prazo. Em termos quantitativos pode indicar o volume que a empresa precisa vender ou produzir para que consiga pagar seus custos e despesas, e só a partir daí obter lucro.

 

 

Fatores que podem influenciar no cálculo do Ponto de Equilíbrio:

 

Alguns custos relacionados à produção da sua empresa podem afetar o valor resultante obtido pelo cálculo do ponto de equilíbrio. São eles os custos fixos e os variáveis.

 

Custo Fixos - São os custos que não sofrem alteração no seu valor de acordo com a produção, ou seja, serão pagos independentemente da quantidade produzida. Apesar disso, podem sofrer outros tipos de variação, como o aumento dos impostos. Se os custos fixos aumentam, o ponto de equilíbrio tende aumentar, o contrário também é válido.

 

 

Custo Variáveis - São os custos que variam proporcionalmente com o nível de produção ou de atividade, como os preços dos materiais e dos insumos produtivos. No mês de maio de 2018 aconteceu a greve dos caminhoneiros, e uma de suas causas foi o valor do diesel praticado. Combustíveis são custos variáveis para caminhoneiros que realizam fretes, portanto quanto maior a distância percorrida mais combustível é necessário. Assim como acontece com os custos fixos, se os custos variáveis aumentam, o ponto de equilíbrio também aumenta.

 

 

Desse modo, como uma ferramenta simples porém muito eficaz, o Ponto de Equilíbrio permite analisar o fluxo de vendas em valor ou quantidade. Essa análise possibilita o estabelecimento de metas para alcançar o valor de vendas mínimo ou até para enfrentar períodos de adversidade.

 

Please reload