COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

Escritório: (22) 9-9922-7009

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados

O Que É Endomarketing E Como Ele Pode Ajudar A Sua Empresa

August 9, 2018

 

 

No ambiente altamente competitivo em que vivemos é cada vez mais importante que as empresas invistam em seu maior diferencial: as pessoas. Nesse contexto, o endomarketing se torna uma ferramenta estratégica necessária para conquistar o coração e a mente dos profissionais que irão construir no dia a dia o valor que sua empresa passa para os clientes.

 

O que é ENDOMARKETING?

 

O endomarketing, ou marketing interno, como também é chamado, consiste em um conjunto de ações adotadas para engajar os colaboradores de uma empresa estimulando a melhoria do clima organizacional, criando laços de fidelidade com a organização e intensificando o comprometimento dos funcionários com os objetivos do negócio.

 

Por que é importante? O que você ganha com isso?

 

Quando se trabalha em conjunto, mais e melhores ideias surgem do que ao se fazer sozinho, e é por isso que você precisa dos seus colaboradores para realizar os sonhos que você tem para o seu negócio. Lembre-se sempre que são eles os agentes transformadores da empresa no dia a dia. Ou seja, quem tem o potencial de reduzir os custos, melhorar o desempenho, aumentar as vendas, fidelizar os clientes e gerar o lucro final são seus funcionários.

 

É importante ressaltar também que ao gerar um ambiente saudável dentro da empresa é possível resolver questões prejudiciais como: alta rotatividade e ociosidade, problemas de qualidade devido a erros e dificuldade na captação de profissionais qualificados. Além disso, com boas ações de endomarketing, os próprios colaboradores viram agentes de marketing externo de forma natural, pois irão divulgar o posicionamento da marca para conhecidos, familiares e amigos.

 

Agora que você já sabe o que é endomarketing e como ele pode te ajudar, aqui estão 3 dicas para aplicá-lo na sua empresa a partir de hoje!

 

1. Pesquisa de satisfação

 

Saber como seus colaboradores enxergam a empresa, entender as suas necessidades e como avaliam o ambiente de trabalho é o primeiro passo para definir ações de endomarketing realmente efetivas. É importante que esta pesquisa aplicada aos funcionários se torne algo comum na organização, pois garante que sempre que surgir um problema, ele logo será identificado e poderá ser corrigido de forma mais rápida. Além disso, com esse estudo você também será capaz de avaliar os resultados das ações de endomarketing executadas, melhorando-as constantemente.

 

2. Comunicação Interna

 

É importante que exista transparência sobre a atual situação da empresa e onde se quer chegar. Informe a sua equipe se as metas estão sendo atingidas, se os resultados financeiros estão sendo satisfatórios e as principais medidas estratégicas que serão adotadas. Esse fluxo de informação gera uma sensação de pertencimento que permite aos colaboradores contribuir com insights que irão melhorar o desempenho da empresa. Uma boa comunicação interna não necessita de investimentos muito altos, ações simples são geralmente as mais eficazes, como por exemplo a elaboração de boletins informativos via e-mail e a construção de um mural de avisos na empresa.

 

3. Imersão empresarial

 

Uma imersão empresarial consiste em um evento que tem como objetivo principal desenvolver seus funcionários através de treinamentos e capacitações, além de integrar a equipe como um todo. É importante ter uma equipe responsável pelo evento e que a mesma elabore um cronograma com as atividades propostas. Estas atividades podem ser dinâmicas que estimulam o trabalho em equipe, treinamentos e capacitações para setores específicos, brainstormings, discussões sobre temas da empresa, etc. É esperado que após a realização de uma imersão empresarial, a equipe fique mais motivada e preparada gerando resultados melhores nos meses seguintes.

 

Dessa forma, o endomarketing contribui para construir uma empresa muito mais alinhada e integrada em relação aos seus objetivos, garantindo uma produtividade muito maior por parte dos colaboradores devido ao elevado grau de engajamento e satisfação com o trabalho. Com isso, questões prejudiciais tornam-se menos frequentes e o desempenho da organização aumenta de forma considerável.

 

 

Please reload