COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

Escritório: (22) 9-9922-7009

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados

Canvas: 9 Passos Para Estruturar O Seu Negócio

December 28, 2017

 

Você já parou para pensar quantas boas ideias de negócio já teve mas que não levou para frente porque não sabia se iria dar certo? Fazer dar certo é uma questão de organização e estruturação das suas ideias de negócio. Nesse artigo vamos lhe apresentar uma ferramenta simples e poderosa que poderá lhe ajudar.

 

Segundo os pesquisadores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur “Um modelo de negócios descreve o raciocínio de como uma organização cria, entrega e captura valor” e para ajudar na criação desse modelo Osterwalder desenvolveu o Business Model Canvas, uma ferramenta tida como referência na modelagem e validação (ou não) de negócios.

 

O Canvas é dividido em 9 blocos e segundo o próprio Osterwalder deve ser modelado na seguinte sequência:

 

Começamos preenchendo o bloco Segmentos de Clientes para definir o nosso público-alvo, ou seja, os diferentes grupos de pessoas ou organizações que queremos atingir e criar valor.

 

No bloco Proposta de Valor são definidos os produtos e serviços que atendem as necessidades para um determinado segmento de clientes. Neste sentido, a proposta de valor constitui uma série de vantagens que uma empresa oferece aos clientes. Exemplos de proposta de valor podem ser Customização, Preço, Design, Novidades e Performance.

 

Uma vez conhecidos os potenciais clientes e sabendo que valor deseja-se criar, é preciso pensar em como a empresa se comunicará com os clientes e entregará o valor desejado. E essa entrega é feita através dos Canais de Distribuição que podem ser Vendas Online, Loja própria, Newsletter, Entrega à Domicílio entre outros.

 

Também é necessário entender o Relacionamento com Clientes e por isso neste bloco são descritas as relações que a empresa estabelece com o seu segmento de clientes. Esses relacionamentos podem ser Assistência Pessoal ou Personalizada, Auto-Serviço e até Serviços Automatizados.

 

O bloco seguinte é o das Fontes de Receita que representa as receitas que a empresa gera de cada segmento de clientes através da solução que está sendo criada. Essa receita pode vir da Venda de Ativos, de Retorno em Publicidade, de Empréstimos e até Licenciamento por exemplo.

 

Todo modelo de negócio exige Recursos-Chaves. Estes recursos permitem que uma empresa crie e ofereça uma proposta de valor, que alcance mercados e mantenha relações com segmentos de clientes. Os Recursos Chaves são bens ligados diretamente ao funcionamento do modelo de negócio. Podem ser Físicos, Intelectuais, Humanos, Tecnológicos e Financeiros.

 

No passo das Atividades-Chaves se descrevem as atividades e processos mais importantes que a empresa deve fazer para o modelo de negócios funcionar. Ou seja, as atividades sem as quais não seria possível atender a proposta de valor. Entre essas atividades pode-se citar a Produção, e o Acompanhamento das Plataformas e Redes Sociais.

 

O oitavo bloco é construído com o intuito de descrever os Parceiros-Chaves, definindo assim a rede de fornecedores e parceiros para o modelo de negócios. Alguns tipos de parceria são as de Redução de Riscos ou Fornecedores de Recursos ou até mesmo parcerias que contribuam na realização de uma atividade-chave.

 

O último passo para a construção do seu modelo de negócios é a Estrutura de Custos, que descreve todos os custos necessários para a operação do modelo. Nessa etapa são descritos os Custos Fixos e Variáveis e se a Economia adotada será de Escopo ou de Escala.

 

 Fonte: Sebrae

 

A ideia do Canvas é imprimir o quadro e preencher os blocos com post-it's de modo que a modelagem se torna colaborativa e mutável caso haja necessidade.

 

Se você está pensando em abrir um negócio, elaboramos um Plano de Negócios para sua ideia ganhar o mundo.

 

Please reload