COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

Escritório: (22) 9-9922-7009

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados

Análise De Desempenho: Como Aplicar?

November 16, 2017

 

 

A Análise de Desempenho é um instrumento que consiste em mensurar e analisar o desempenho de certo grupo ou indivíduo no meio de trabalho, em função das metas traçadas e resultados da empresa. A Análise também pode avaliar o potencial do colaborador por quanto ele está produzindo. A pesquisa envolve analisar competências como, habilidade, conhecimento, atitude, responsabilidade, cooperativismo e outras capacidades.

 

No mercado competitivo em que estamos inseridos, é necessária a busca constante pelo aperfeiçoamento dos recursos e redução dos gastos. Isso implica em bons profissionais, empenhados e preparados para enfrentar a concorrência.

 

Com isso, torna-se imprescindível que as organizações criem mecanismos para analisar e incentivar seus trabalhadores. Assim, com os resultados da Análise, a equipe de Recursos Humanos pode produzir maneiras para aprimorar as qualidades e reduzir as imperfeições. Muitas vezes, essas maneiras vêm em forma de treinamento, bonificação, aumento de salários e até mesmo em demissão.

 

Para aplicar a Análise é preciso primeiramente que toda empresa esteja ciente dos objetivos e metas traçadas. O colaborador necessita estar inserido nas decisões. Afinal, onde a equipe deve chegar? Quais os resultados esperados? Em quanto tempo? Após essas questões estarem definidas, os profissionais devem estar a par e envolvido na construção das metas. Afinal, a percepção da equipe difere da de seus superiores e é até mais real. Haja vista, o trabalhador é quem realiza projetos, assim aferindo mais noção e conhecimento dos clientes.

 

A partir disso, o gestor tem como função verificar a apreciação do comportamento do trabalhador, seus progressos, insucessos, limitações, potencial, oferecendo feedback para o colaborador. Também é de responsabilidade do gestor a identificação dos problemas mantendo a motivação da equipe. Nessa fase, ele avalia as fraquezas e os pontos de melhoria buscando conciliar as metas estabelecidas com o desempenho dos trabalhadores, com a finalidade de zelar pela cadência do sistema.

 

No mercado há diversas ferramentas para avaliar a Análise de Desempenho de um funcionário. A escolha fica critério do gestor, onde ele estuda qual melhor opção para sua empresa. Podemos citar os seguintes instrumentos de análise: Pesquisa de Satisfação com Cliente, Nine Box, Avaliação 180º, Avaliação de Produtividade, Avaliação 360º e entre outros.

 

A Avaliação 360º é uma das mais usadas, funciona da seguinte forma: todos os funcionários da empresa avaliam uns aos outros. Geralmente em forma de planilha ou formulário que contém perguntas que permitem medir qualitativamente e quantitativamente. Cada colaborador aplica uma nota de forma anônima para si e para os demais colegas trabalho, inclusive seu superior. Essa Avaliação permite uma visão mais completa dos pontos fracos e fortes de cada trabalhador. Tem como finalidade permitir e incentivar o desenvolvimento do mesmo dentro da organização.

 

Por isso, aplicar esse tipo de ação nas empresas torna-se imprescindível para uma boa gestão, que converse flexibilidade com disciplina. Além da Análise permitir que o gestor desenvolva métodos para premiações, treinamento e produtividade, ela também pode proporcionar um melhor clima organizacional.

 

Please reload