• Focus Consultoria

Quais os motivos para a baixa produtividade nas empresas?

Já teve a sensação de baixa produtividade na empresa?


Provavelmente sim!


Uma grande preocupação para os gestores de uma organização é a baixa produtividade, um problema comum nas empresas.


Muitas vezes o problema não está nos indivíduos, mas sim no sistema metodológico da organização.


Desta forma, é essencial que o gestor busque formas de otimizar sua produção, evitando desperdícios de recursos e maximizando o potencial do empreendimento.


Se esse é o seu problema, esse post vai te ajudar!


Veja algumas causas dessa baixa produtividade nas empresas:


Mau direcionamento do marketing


Nem sempre as abordagens tradicionais de marketing são as mais adequadas para o seu empreendimento. Então tome cuidado! Ou você pode acabar direcionando uma grande parcela do seu capital de maneira equivocada, não ter retorno e acabar tendo uma baixa produtividade na empresa.


Dessa forma, uma estratégia que pode ser utilizada para a captação de clientes é o "inbound marketing", um conceito que se concentra na atração do cliente, ao invés da empresa ir até ele. Este conceito busca despertar o interesse do cliente pela sua empresa, mostrando um conteúdo diverso, levando valor antes mesmo da aquisição do serviço.


O mecanismo central do inbound marketing é o site da empresa. É por ele que os benefícios dessa estratégia se apresentam.


Má gestão


Um empreendimento onde os trabalhadores estão desmotivados apresenta um elevado índice de baixa produtividade. Ou seja, a motivação de seus funcionários é muito importante para o seu sucesso.


Para que isso ocorra é necessário uma equipe alinhada, com funções bem definidas, com metas e com possibilidade de crescimento profissional. Seus funcionários devem almejar o sucesso de médio a longo prazo.


Treinamentos


Não adianta cobrar de seus funcionários a realização de funções com excelência e motivação, sem disponibilizar capacitações adequadas para eles.


Sem esses conhecimentos podem acontecer erros no processo produtivo gerando perda de rendimento e consequentemente baixa produtividade na empresa. Assim, o treinamento gera um alinhamento da equipe e maximiza a produção.


Isso também mostra para os seus funcionários que você se importa em fornecer métodos para desenvolvê-los e facilitar a execução das tarefas, deixando-os também mais motivados.


Falta de planejamento financeiro


Você sabia que, segundo o IBGE, aproximadamente 60% das empresas são obrigadas a fechar as portas nos primeiros 5 anos por motivos ligados a problemas financeiros?


Pois é! A falta de um planejamento financeiro faz com que as metas pareçam distantes e inalcançáveis, quando elas podem estar a um passo de se concretizar.


Assim é essencial uma estruturação financeira. Ela consiste em realizar projeções dos custos,despesas e receitas de sua organização a médio e longo prazo, para que você possa entender melhor a situação do seu empreendimento.


Através dessa projeção e de uma análise de mercado já inserida, o planejamento se mostrará uma ferramenta muito poderosa para o desenvolvimento do seu negócio.


Se você tiver interesse em estruturar e controlar melhor as finanças da sua empresa consulte o nosso planejamento financeiro.


Falta de engajamento entre os membros


A falta de engajamento pode ser sempre um dos maiores fatores para a baixa produtividade na sua empresa. Porém, nesse período de isolamento, as pessoas sentem-se distantes não só física mas mentalmente.


Com a falta de contato com os outros membros e sem o espaço físico da empresa, os funcionários tendem a ficar mais dispersos e menos conectados com as tarefas e objetivos da empresa.


Então como aproximar a equipe mesmo com esse distanciamento e aumentar a produtividade?


A melhor solução é fazer reuniões por vídeo. Uma ideia que você pode usar é marcar um horário para todos participarem da chamada, de forma que cada um possa fazer a sua tarefa e também conversar com os outros colegas da equipe. Assim eles podem tanto trocar ideias quanto bater um papo para descontrair. Isso faz com que todos se sintam presentes na empresa.


Mas isso não se aplica apenas às questões de trabalho. Uma dica que ajuda bastante é reunir a equipe para momentos exclusivos de descontração. Nessa hora use a criatividade. Podem ser jogos online, conversar sobre o dia a dia ou outras atividades que unam a equipe.


Outra dica interessante, é fazer uma lista de atividades diárias ou semanais, para manter os membros da sua empresa ativos e não deixar que eles se sintam ociosos.


Pronto! Agora você já conhece alguns fatores que causam a baixa produtividade nas empresas.


Analisando esses pontos no seu negócio e implementando algumas melhorias citadas ao longo desse post, você vai dar um grande passo para alcançar suas metas.


Se quiser saber mais, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar!


Gostou do texto?

Deixe o seu comentário!


Foi útil para você?

Compartilhe com alguém que precisa dessas informações!


Se quiser mais dicas e conteúdos como esse, siga @focusconsultoria no Instagram e fique por dentro dos nossos posts.


Texto por:

Pedro Fleith

pedrofleith@id.uff.br



COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

(Devido às orientações de saúde nossa sede está fechada temporariamente.
Continuamos com atendimento on-line.)

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados