young-beautiful-businesswoman-with-dark-short-hair-in-white-shirt-happily-working-on-lapto
a-removebg-preview_edited.png

PYTHON: como e porquê utilizar essa linguagem de programação no seu negócio

Atualizado: 19 de mai.


O que é python? Para que ele serve? Por que utilizá-lo na minha empresa? O que mais preciso saber sobre o python?


Hoje em dia, muito se fala sobre python e linguagens de programação. Elas estão se tornando cada vez mais úteis, seja para alguns projetos pessoais ou até mesmo para empresas.


Um erro comum entre os micro-empreendedores é achar que programação só é útil em grandes empresas. E eu estou aqui para te mostrar que não!

Na verdade, conhecimento em programação é útil para qualquer empresa, principalmente, para automação de processos.


E sabe qual linguagem é a mais querida quando se trata de automação?

Isso mesmo, Python!


Continue comigo nesse texto e vamos conhecer melhor o Python


O que é Python?

Python é uma linguagem de programação que se popularizou entre as empresas por ser enxuto e versátil. Para os desenvolvedores, isso é uma vantagem pois demanda menos linhas de código, já que é objetivo, e possui uma grande comunidade de desenvolvedores.


Se você ainda não está entendendo nada, vamos primeiro explicar o que é uma linguagem de programação.



Toda linguagem deve possuir regras para que possa ser estruturada e, consequentemente, compreendida. Na programação e no python, não poderia ser diferente.


Pelo fato de ser considerada uma linguagem de programação e, como o próprio nome linguagem sugere, ela é dotada de um conjunto de regras sintáticas e semânticas (isso mesmo!).


A linguagem de programação é a linguagem que as máquinas e os computadores compreendem. Ela é usada para instruir, criar programas, sites e muito mais.


A linguagem nativa das máquinas é chamada de “código de máquina”, mas a linguagem da programação é uma linguagem que é mais fácil de estabelecer a comunicação com as máquinas, já que o programador tem um domínio maior dela.


E é ai que o Python se destaca, porque ela é uma linguagem completa e muito mais simples do que a maioria. Ele é capaz de expressar de maneira menos extensa e mais rápida o que os programadores e engenheiros querem da máquina.


Por que aprender Python?

Porque o python é uma linguagem fácil de aprender, possui uma sintaxe simples, é menos burocrática, útil para automação e, o que eu considero o mais importante, possui uma comunidade muito ativa. Todas essas vantagens explicam por que você deve começar a utilizá-lo.


Se você não entende nada acerca de programação, saiba que é muito comum ficar estagnado com algum erro no código sem saber como solucionar. Mas, quando se está programando em python, cerca de 90% das vezes, alguém já teve o mesmo problema e este já foi solucionado.


Por isso, ter uma comunidade ativa é tão importante.


É muito comum encontrar fóruns na internet onde as pessoas ajudam umas às outras a encontrar soluções de erros


Graças a esses fóruns, fica muito mais fácil encontrar essas soluções. Elas inclusive são implementadas em diversas bibliotecas para facilitar a automação de processos.


A biblioteca é uma área de armazenamento de operações e funcionalidades, e uma muito popular é a biblioteca chamada Pandas.


Se você ainda não possui nenhum conhecimento sobre programação, é possível aprender python junto com toda a lógica de programação em cerca de 1 mês. Mas, se você já possui conhecimento nesta área e já está familiarizado com alguma outra linguagem, é perfeitamente possível aprender python com 1 semana de estudo.


É importante enfatizar que este tempo não é algo absoluto, podendo variar para um pouco mais ou menos, pois cada um tem seu tempo de aprendizagem.


Por que Python será útil para você e sua empresa?

O principal motivo para implementar o python de uma vez por todas é a automatização de processos. Desde mandar e-mail para certos funcionários em determinado horário e dia até demandas mais avançadas, como gerar relatórios de cotação de moeda.


Um problema que microempreendedores enfrentam é não saber alterar o preço de seus produtos baseado em mudanças que ocorrem a todo o tempo, como a inflação, imposto sobre importação e o preço de alguma matéria-prima para seus produtos.


Agora você já sabe qual ferramenta pode ajudar nisso né? O python, claro!


Já pensou se todo o dia no horário que você desejar o python pesquisasse em diversos sites diferentes essas informações e te mandasse um relatório acerca do que ele encontrou?


Isso é possível!


Pouparia muito tempo e te faria tomar decisões mais assertivas em torno da precificação.


Obviamente que é sempre necessário realizar uma análise humana também, mas, acredite, ter um computador para te auxiliar faz muita diferença!


Se você não sabe programar, eu te incentivo a aprender.


Se você investe ou planeja investir algum dia, saiba que python também pode te auxiliar nesta jornada, é muito comum ver empresas usando python para fazer compra e vendas de criptomoedas.


Mais uma vez, enfatizo que um acompanhamento humano é o ideal, além de ter um conhecimento técnico de probabilidade, mercado de criptomoedas e áreas afins.


Em resumo, dá para usar python para qualquer investimento, até mesmo a bolsa de valores ou outro mercado que você queira entrar. Existem cursos e livros sobre análise financeira com python que você pode se aprofundar mais se estiver interessado.


python-linguagem-de-programação
Trecho de código em python para realizar operações na binance.

Aposto que você já viu algo parecido com isso alguma vez na sua vida, não é mesmo?


Vantagens que você terá por ter aprendido Python

O python e todo o mercado da computação está em crescimento, já que estamos na era da tecnologia. Isso significa que além de adquirir um conhecimento você tem uma oportunidade de fazer renda extra com a programação e explorar esse universo incrível.


Eu poderia ficar o dia inteiro escrevendo isto aqui e trazendo cada vez mais motivos para você entender a real importância de aprender python e programação no geral.


Mas, vamos nos ater a essas duas grandes vantagens e entender mais!


Descobrirá mais utilidades da programação

O fato é que você só vai aprender todas as utilidades do python quando você estudar sobre e acompanhar a comunidade python (seja por vídeos no youtube ou até mesmo por fóruns).


As novidades que a comunidade traz, seja alguma biblioteca, algum framework ou até mesmo uma solução para algum problema que você está enfrentando ao programar, acredite, este é um diferencial enorme.


A programação é um universo sem fim. Você pode não só replicar processos que já existem, programar o seu site, o seu aplicativo, o seu sistema de gestão, como inovar com coisas jamais vistas antes. Criar uma nova rede social, um novo navegador e outras infinitas coisas


Se eu já tivesse tido alguma ideia brilhante, eu mesmo teria criado!


Oportunidades de renda extra

Isso mesmo, saber python e programação no geral, pode te gerar uma renda extra através de freelance. E acredite em mim, quando se trata de programação, existe muita oportunidade!

Só de pesquisar na internet você já vai descobrir vários sites voltados exclusivamente para isso.


Claro que você também pode ter algum amigo, ou pessoa próxima, passando por algum problema que pode ser resolvido utilizando a linguagem python. Já pensou ser capaz de resolver esse problema?



Se você leu até aqui, acredito que já te convenci a estudar python. Então, fique de olho nas oportunidades que vão surgir quando você realmente aprender. Pode demorar um pouco, mas vai aparecer!


Como iniciar os estudos em Python?

Para iniciar o estudo em Python, o mais importante é ter disposição e muita vontade de aprender. Atualmente, existem diversos cursos online e até gratuitos para você se introduzir nesse tema e no mundo da programação, até graduação para ser um profissional formado.


Venha conferir essas dicas!


  • Youtube

Existem várias playlists prontas com tutoriais em diversos níveis para você aprender python.


Aqui segue uma recomendação: Curso Python #01 - Seja um Programador

Este é o primeiro vídeo de vários do curso de python do Gustavo Guanabara. É muito importante que você pratique enquanto assiste os vídeos ou depois, para melhorar a fixação do conhecimento.


Programação é prática!


  • Curso gratuito

Um curso gratuito, online e com certificado é da Fundação Bradesco. Eles oferecem diversos conteúdos de programação, python e muitas outras coisas. Vale a pena conferir


Se liga: Linguagem de programação Python - Básico



Uma dica importante é, se você estiver muito atarefado, dedicar 1 hora por dia ao curso ou aos vídeos já é um bom começo.


Se 1 hora for muito pra você, há a opção de reproduzir em uma velocidade maior ou reduzir esse tempo de dedicação diária, como por exemplo para meia hora (30 min).


Não é necessário assistir o curso todo, apenas até você sentir que já aprendeu python e já conseguir implementar seus próprios programas.


Te desejo uma ótima jornada!



Se você ainda não sentir segurança em aplicar os conceitos ensinados, marque um diagnóstico gratuito conosco.


Para mais dicas e conteúdos como esse, se inscreva no site e siga @focusconsultoria no Instagram.


Gostou do texto?

Curta e comente o post!


Foi útil para você?

Compartilhe com alguém que precisa dessas informações!


Texto por:

Luiz Gustavo da Silva

luizgso@id.uff.br


60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo