top of page
young-beautiful-businesswoman-with-dark-short-hair-in-white-shirt-happily-working-on-lapto
a-removebg-preview_edited.png

PYTHON: como e porquê utilizar essa linguagem de programação no seu negócio

Atualizado: 19 de mai. de 2022


O que é python? Para que ele serve? Por que utilizá-lo na minha empresa? O que mais preciso saber sobre o python?


Hoje em dia, muito se fala sobre python e linguagens de programação. Elas estão se tornando cada vez mais úteis, seja para alguns projetos pessoais ou até mesmo para empresas.


Um erro comum entre os micro-empreendedores é achar que programação só é útil em grandes empresas. E eu estou aqui para te mostrar que não!

Na verdade, conhecimento em programação é útil para qualquer empresa, principalmente, para automação de processos.


E sabe qual linguagem é a mais querida quando se trata de automação?

Isso mesmo, Python!


Continue comigo nesse texto e vamos conhecer melhor o Python


O que é Python?

Python é uma linguagem de programação que se popularizou entre as empresas por ser enxuto e versátil. Para os desenvolvedores, isso é uma vantagem pois demanda menos linhas de código, já que é objetivo, e possui uma grande comunidade de desenvolvedores.


Se você ainda não está entendendo nada, vamos primeiro explicar o que é uma linguagem de programação.



Toda linguagem deve possuir regras para que possa ser estruturada e, consequentemente, compreendida. Na programação e no python, não poderia ser diferente.


Pelo fato de ser considerada uma linguagem de programação e, como o próprio nome linguagem sugere, ela é dotada de um conjunto de regras sintáticas e semânticas (isso mesmo!).


A linguagem de programação é a linguagem que as máquinas e os computadores compreendem. Ela é usada para instruir, criar programas, sites e muito mais.


A linguagem nativa das máquinas é chamada de “código de máquina”, mas a linguagem da programação é uma linguagem que é mais fácil de estabelecer a comunicação com as máquinas, já que o programador tem um domínio maior dela.


E é ai que o Python se destaca, porque ela é uma linguagem completa e muito mais simples do que a maioria. Ele é capaz de expressar de maneira menos extensa e mais rápida o que os programadores e engenheiros querem da máquina.


Por que aprender Python?

Porque o python é uma linguagem fácil de aprender, possui uma sintaxe simples, é menos burocrática, útil para automação e, o que eu considero o mais importante, possui uma comunidade muito ativa. Todas essas vantagens explicam por que você deve começar a utilizá-lo.


Se você não entende nada acerca de programação, saiba que é muito comum ficar estagnado com algum erro no código sem saber como solucionar. Mas, quando se está programando em python, cerca de 90% das vezes, alguém já teve o mesmo problema e este já foi solucionado.


Por isso, ter uma comunidade ativa é tão importante.


É muito comum encontrar fóruns na internet onde as pessoas ajudam umas às outras a encontrar soluções de erros


Graças a esses fóruns, fica muito mais fácil encontrar essas soluções. Elas inclusive são implementadas em diversas bibliotecas para facilitar a automação de processos.


A biblioteca é uma área de armazenamento de operações e funcionalidades, e uma muito popular é a biblioteca chamada Pandas.


Se você ainda não possui nenhum conhecimento sobre programação, é possível aprender python junto com toda a lógica de programação em cerca de 1 mês. Mas, se você já possui conhecimento nesta área e já está familiarizado com alguma outra linguagem, é perfeitamente possível aprender python com 1 semana de estudo.


É importante enfatizar que este tempo não é algo absoluto, podendo variar para um pouco mais ou menos, pois cada um tem seu tempo de aprendizagem.


Por que Python será útil para você e sua empresa?

O principal motivo para implementar o python de uma vez por todas é a automatização de processos. Desde mandar e-mail para certos funcionários em determinado horário e dia até demandas mais avançadas, como gerar relatórios de cotação de moeda.


Um problema que microempreendedores enfrentam é não saber alterar o preço de seus produtos baseado em mudanças que ocorrem a todo o tempo, como a inflação, imposto sobre importação e o preço de alguma matéria-prima para seus produtos.


Agora você já sabe qual ferramenta pode ajudar nisso né? O python, claro!


Já pensou se todo o dia no horário que você desejar o python pesquisasse em diversos sites diferentes essas informações e te mandasse um relatório acerca do que ele encontrou?