young-beautiful-businesswoman-with-dark-short-hair-in-white-shirt-happily-working-on-lapto
a-removebg-preview_edited.png

PERSONA: o que é, como pode ser definida e quais ferramentas podem ser utilizadas

Atualizado: 19 de mai.


personas-crie-a-sua
Image by Google

Você sabe o que é persona? Entende a diferença entre persona e público-alvo?

Sabe como criar a sua persona?


Nesse texto, separamos algumas ferramentas eficazes para você criar uma persona do ZERO!


Se você está pensando em se tornar um empreendedor, ou começar um novo negócio, e está sentindo dificuldade em construir uma persona para o seu negócio, não se desespere.


Esse texto também é para você.


Não é necessário ter uma base de leads estruturada (rede de clientes em potencial) nem observar o comportamento do usuário no Google Analytics.


Quando o empreendimento já se encontra mais estruturado e possui uma certa fidelização dos clientes, é possível fazer uso de ambas ferramentas citadas anteriormente. Contudo, quando se está começando um novo negócio, se faz necessário recorrer a outras fontes e é sobre elas que comentaremos aqui.


Continue comigo para saber mais!


O que é persona?


Denomina-se persona a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Em outras palavras, é um personagem fictício que simboliza o consumidor ideal. Cada empresa/produto/serviço pode ter uma persona determinada, isso contribui para compreender quem são os clientes e as suas necessidades.


Primeiro vamos diferenciar persona e público-alvo.


As personas compõem o grupo do público-alvo, mas a grande diferença é que elas são mais específicas e mais detalhadas, enquanto o público-alvo é mais abrangente. Ambas visam direcionar a oferta dos seus serviços e produtos para aqueles que


diferença-persona-publico-alvo
Image by Google

É muito importante destacarmos aqui que a persona compõe o público-alvo. Além disso, as informações coletadas para montar uma persona são mais direcionadas e específicas, já as informações referentes ao público-alvo são mais gerais.


O público-alvo diz respeito a um recorte sociodemográfico e comportamental de um determinado grupo que abrange todos os indivíduos que possam vir a consumir ou pelo menos demonstrar interesse pelos serviços e produtos disponíveis em seu negócio, em outras palavras, são os seus clientes em potencial.


O público-alvo é determinado após um levantamento de dados como:

  • Sexo;

  • Idade;

  • Endereço;

  • Formação Educacional;

  • Poder Aquisitivo;

  • Classe Social;

  • Hábitos de consumo.


Mas como é que se define a persona?


As personas são definidas através do levantamento de dados factuais acerca de características demográficas e comportamentais dos consumidores em questão, como por exemplo:


  • Faixa etária;

  • Ocupação (trabalho);

  • Estilo de vida que leva;

  • O que gosta de fazer;

  • Hábitos;

  • Rotina;

  • Crenças;

  • Buscar entender as frustrações;

  • Desafios;

  • Sua história de vida;

  • Qual conteúdo e canal midiático preferem/consomem;

  • Critérios de compra;

  • Quais são suas maiores inspirações e influências.


5 Fontes para coleta de dados


Existem diversas fontes para coletarmos dados e criarmos a persona ideal para um negócio. Vamos listar 5 delas para você iniciar o seu trabalho. Se você já tiver alguns dados de clientes, você pode e deve utilizá-los. Agora vamos colocar as mãos a obra e delinear as nossas personas.


  • Faça o mapeamento dos seus concorrentes

Essa é uma ótima fonte para se obter dados, pois provavelmente seus concorrentes já estabeleceram uma comunicação com os clientes, além de também já terem uma persona e público-alvo definidos.


Aqui, é importante analisar a maneira que esses concorrentes se comunicam, anunciam seus produtos e serviços, a forma como eles se posicionam e interagem com o público (isso é uma forma de realizar Benchmarking).


Também dá para observar os comentários feitos, quem de fato está compartilhando e curtindo o conteúdo, quais dúvidas e feedbacks estão sendo feitos.


Outra sugestão interessante é ficar atento aos anúncios, de um determinado produto ou serviço, isso pode fazer com que você entenda alguns desafios, questões e sugestões que um determinado consumidor possui, ou até mesmo, identificar uma certa dificuldade quanto ao uso, experiência obtida com o produto/ serviço.


Caso você tenha interesse, nós, da Focus Consultoria, temos na nossa carta de serviços a Pesquisa de Mercado, onde são levantadas informações acerca de múltiplos aspectos do mercado em que o empreendedor pretende atuar ou já está arduando. Neste serviço em específico, entregamos ao cliente uma análise de concorrentes personalizada e com um preço IMPERDÍVEL.


  • Redes sociais

As redes sociais são indispensáveis quando o assunto é análise de dados. Canais como Instagram, Facebook, Linkedin, entre outros são ótimos para coleta de informações, pois é a partir deles que você tem um maior acesso ao perfil de seguidores de uma determinada marca, empresa ou serviço.


É ótimo para identificar os gostos, hobbies, opiniões, produtos e serviços que consomem, comportamento, entre outros aspectos relevantes para a criação da sua persona.


persona-rede-social
Image by Google

  • Youtube

Uma ferramenta muito eficiente para a coleta de dados é o youtube, pois muitas pessoas costumam registrar suas opiniões nos comentários dos vídeos.


Uma ótima ideia é buscar o nicho que você pretende trabalhar e estudar os conteúdos mais relevantes e procurados pelo público, quem são os criadores de vídeos mais acessados, quais são as críticas, sugestões, dúvidas e elogios deixados pelos inscritos na plataforma. Além de também poder ser analisado quais outros conteúdos e canais que os usuários desta plataforma em específico se interessam, isto é, tentar identificar quem são essas pessoas, quais seus gostos e dores.


  • Google Keyword Planner

É uma ótima ferramenta para se entender a forma que as pessoas buscam determinada informação, serviço ou produto, isto é, as palavras-chave que usam quando querem se referir a algum segmento.


Então, ao usar tal ferramenta você terá acesso ao volume de busca e competição que você possui caso venha usar tal palavra-chave. Além disso, também terá acesso a outras pesquisas realizadas por parte desses indivíduos dentro desse mesmo segmento. É um aplicativo totalmente gratuito, contudo é necessário criar um cadastro no Google Ads.


  • Mapa da empatia

É uma ótima alternativa para você conhecer melhor seus clientes e mapear suas respectivas personalidades de forma mais detalhada. Tal ferramenta visa compreender melhor o consumidor, seus gostos, necessidades, dificuldades e dores objetivando a assertividade no processo de compra/ negociação.


Qual é a relevância das personas para o seu negócio?


A criação de personas é uma estratégia de marketing digital eficaz e indispensável para a maioria das empresas, pois é a partir dela que se obtém o perfil do consumidor ideal e potencial clientes. As personas podem ser específicas do negócio, como um todo, ou de cada produto/segmento oferecido.


É a partir das personas que uma empresa desenvolve quais serão os melhores caminhos para se comunicar e atingir o público desejado. Assim, podem elaborar estratégias mais assertivas.


Cada rede social possui um perfil de captação de cliente e demanda estratégias diferentes para captar esse consumidor. Sabendo a sua persona, você poderá agir mais intensamente na rede social em que ela está!


O marketing deve ser estratégico e bem planejado e, para isso, o ideal é realizar um Plano de Marketing. Tendo a sua persona em mãos, será melhor ainda! Ou você pode incluir essa demanda no seu Plano de Marketing, obviamente, isso também terá um custo.


Se você chegou até aqui, tenho certeza de que você entendeu que é extremamente importante que a mensagem seja recebida pelas pessoas certas, da maneira certa, no local certo!


Então já te convenci a criar a sua persona! Mãos à obra!


Se você ainda não sentir segurança em aplicar os conceitos ensinados, marque um diagnóstico gratuito conosco.

Para mais dicas e conteúdos como esse, se inscreva no site e siga @focusconsultoria no Instagram.

Gostou do texto?

Curta e comente o post!

Foi útil para você?


Compartilhe com alguém que precisa dessas informações!

Texto por:

Milena Meirelles

meirellesmilena@iduff.br



85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo