O que é CRM? Descubra como melhorar o seu relacionamento com o cliente


Já pensou em como melhorar o processo de vendas da sua empresa?


Possui dificuldade para construir ou melhorar a sua relação com o cliente?


Entender o método estratégico que a equipe de comercial de uma empresa utiliza para satisfação e fidelização dos clientes pode ser a solução!


Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto?


Então não perca tempo e confira abaixo algumas informações que separamos para você do que é CRM e como utilizar esse processo dentro de sua empresa.


O QUE É CRM ?


CRM (Customer Relationship Management) é a gestão de relacionamentos com os clientes. O método estratégico de negócios consiste em gerenciar as relações de uma empresa com seus respectivos compradores atuais e futuros.


Dessa forma, o processo de negociação auxilia na sincronização das vendas, nas estratégias de marketing, no atendimento direto aos clientes e no setor de suporte técnico de um empreendimento.



COMO FUNCIONA O CRM?


Mas como funciona o CRM dentro de um negócio?


O procedimento atua como um banco de cadastro dos consumidores da empresa e das ações que foram realizadas com eles.


Um banco de cadastro? Isso mesmo!


Ele armazena dados importantes para preparar e atualizar a equipe quanto às informações (nome, número de telefone, e-mail, etc.) dos clientes atuais e potenciais, históricos e preferências de compras em um único local.


Sendo assim, seu comando facilita a inclusão de interações, como visitas no site, telefonemas, mensagens e e-mails.


Então resumindo, a plataforma de CRM:



  1. Administra os dados dos clientes;

  2. Garante o acesso da equipe às informações;

  3. Recolhe os e-mails dos consumidores de forma estruturada;

  4. Garante o acompanhamento de cada lead em tempo real;

  5. Fornece atualizações e recomendações para uma melhor organização;

  6. Pode ser personalizada de acordo com a preferência da equipe;



QUAIS SÃO AS ETAPAS DO CRM ?


  1. Aquisição Essa fase consiste no apanhamento de dados dos compradores da empresa, ou seja, trazer clientes e armazenar suas informações pessoais dentro da plataforma, que servirá como base para consulta. Mas como levar os leads até o seu negócio? A resposta é simples: Prospecção. O lead pode tanto vir ao empreendimento em busca de ajuda, que é o caso da prospecção passiva, quanto a empresa pode levar seus consumidores até ela, que é o que chamamos de prospecção ativa. Mas como fazer isso? Isso ficará a cargo do time de prospecção, que entrará em contato - por meio de ligações, e-mails e mensagens- com possíveis leads para o seu negócio.

  2. Transação Essa etapa representa a transformação de um lead para um potencial cliente. E como fazer isso? A plataforma envia e-mails e nutre a equipe de comercial informando quais links e locais da empresa em que o lead acessou ou frequentou. Isso consiste em uma prospecção mais avançada, pois com base nos conhecimentos que foram passados, a equipe conseguirá organizar suas ações de acordo com a preferência de cada lead.

  3. Atendimento Durante esse processo, os membros da equipe irão se relacionar com os clientes, tirando suas possíveis dúvidas quanto a um produto ou serviço que é fornecido pelo empreendimento. O atendimento pode ser feito de diferentes formas, entretanto, a mais usada é o membro disparar e-mails que informem sobre as perguntas realizadas. Além disso, essa etapa não se restringe apenas na fase pré-compra. Muitas vezes o cliente possui dúvidas em como usar determinado produto ou serviço depois de comprado. Então se você faz parte de uma empresa, sempre fique de olho na caixa de entrada do seu e-mail!

  4. Retenção A última etapa é a retenção de clientes, isto é, a permanência deles como compradores do seu negócio. Isso é muito importante para uma empresa, devendo-se sempre manter contato com o usuário mesmo após a venda. Isso porque caso ele precise adquirir um serviço no futuro, ele irá procurar a empresa que possui contato e confiança.


QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CRM PARA A SUA EMPRESA?


Os benefícios que o CRM pode trazer para o seu negócio são incontáveis. De forma objetiva, o método estratégico acelera e simplifica o processo de vendas.


Mas quais são suas principais vantagens? Dê uma conferida:



Aumentar a lucratividade


O CRM permite que a equipe tenha um maior controle dos seus clientes, possibilitando uma maior previsão quanto às vendas.


Diante disso, a empresa passa a investir melhor nos recursos disponíveis e consequentemente, consegue tomar decisões futuras melhores para o seu negócio.




Proporcionar uma organização comercial


É importante destacar que esse processo também fornece uma maior organização comercial para o empreendimento.


Por que ele faz isso?


Com base nas informações coletadas dos consumidores, que são armazenadas no banco de dados, o gestor consegue tomar decisões mais inteligentes quanto às operações de vendas.


Outrossim, esses dados permitem a equipe acompanhar melhor os processos de negociação, já que conseguem:



  1. Entender os motivos de perda e compra de clientes;

  2. Analisar a performance em vendas;

  3. Visualizar as necessidades dos clientes;

  4. Tomar decisões mais assertivas;

Garantir uma maior produtividade


Possuindo um CRM dentro de seu negócio garantirá uma melhor performance do time de vendas.


Isso se deve ao fato de que além de possuírem maior conhecimento em relação aos seus consumidores, todas as informações armazenadas servirão como base de consulta para futuras negociações.


Ademais, o trabalho manual seria dispensado, já que seria tudo realizado pela própria plataforma. Desse modo, um tempo precioso seria poupado, no qual seria usado para trabalhar no crescimento e desenvolvimento desses vendedores.





COMO FAZER UM CRM ?


Depois de visto todos esses conceitos relacionados ao CRM, não chegou a hora de colocar um pouco em prática?


Como fazer um CRM para aplicá-lo dentro do meu negócio?


Eu lhe mostrarei a seguir passo a passo:



Levantamento de dados


O primeiro passo a ser feito na realização de um CRM é o levantamento de dados. Nessa fase, a equipe da empresa coletará todas as informações relacionadas aos clientes que julgar serem necessárias para as negociações.


Sobre esses dados, destacam-se: nomes, endereços, números telefônicos, e-mails e dentre muitos outros.




Categorização


O próximo passo é a definição dos campos necessários para o seu CRM. Será nessa etapa em que você criará um espaço próprio para cada cliente.


Dessa forma, ele ganhará estrutura, com os tópicos listados e os espaços delimitados para cada informação.




Escolha a plataforma


Antes de incluir os dados, a equipe deverá escolher a plataforma que julgar ser melhor para armazenar esses dados.


Hoje em dia, estamos diante de vários sites ou programas que realizam esse tipo de serviço, como o Pipedrive, SendinBlue, Ploomes, RD Station CRM, dentre outros.



Inclusão dos dados


Por último, essa etapa consiste na inclusão de todos os dados coletados previamente.


É importante também realizar um back-up para o seu CRM, pois caso aconteça algo, não haverá perdas futuras para a empresa.



E aí? Curtiu?


Bora fazer um CRM



“Só existe uma definição válida de negócio: criar um cliente”. - Peter Drucker.

Agora que você sabe o que é CRM, o que acha de atrair novos clientes para sua empresa através de um planejamento estratégico ? Quer Saber como?