top of page
young-beautiful-businesswoman-with-dark-short-hair-in-white-shirt-happily-working-on-lapto
a-removebg-preview_edited.png

O que é SEO? Descubra como posicionar seu site no topo do Google


(Imagem por Rawpixel)

Você sabe o que é SEO?

O seu site não aparece nos resultados de busca do Google?

Não chegam clientes pelo seu site?

Se você tem um site e deseja ser encontrado pelos seus clientes, você precisa conhecer essa estratégia de marketing digital.

Através do SEO, você vai conseguir ranquear o seu site, blog ou loja virtual nos primeiros resultados do Google.

E tudo isso sem precisar investir dinheiro em anúncios pagos.


Então continue lendo o texto para descobrir o que é SEO, como ele pode te ajudar e como aplicá-lo no seu site.

Vamos te mostrar algumas técnicas, conceitos importantes e dicas para te guiar nesse processo.


O QUE É SEO?


SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de otimizar o site para obter melhores posicionamentos nos resultados orgânicos do Google e em outros mecanismos de busca.


Mas o que seriam esses resultados orgânicos?


Para você entender melhor, sabe quando você faz uma pesquisa no Google e aparecem vários sites como resultado?


Então, geralmente os primeiros resultados são os anúncios. Ali aparecem os sites que pagam ao Google, através do Google Ads, para aparecer como resultado para aquela pesquisa.


Logo em seguida, aparecem os resultados orgânicos, que são os sites que o Google entende que irão responder a busca daquele usuário.


O SEO é justamente a estratégia que mostra ao Google que o seu conteúdo vai satisfazer a pessoa que fez aquela busca e, portanto, merece estar nos primeiros resultados.

IMPORTÂNCIA DO SEO


Se você ainda está na dúvida se vale a pena ou não implementar o SEO, vamos analisar alguns dados.


Segundo a inteligência da Rock Content, 75% dos usuários nunca clicam em resultados após a primeira página dos resultados de pesquisa (imFORZA). E é justamente por isso que é muito importante posicionar o seu site entre os primeiros resultados ou ele provavelmente nem será encontrado pelo usuário.


Mas agora você pode estar pensando que uma saída mais rápida seria investir em anúncios pagos, como o Google Ads. E de fato é, já que o SEO é uma estratégia de longo prazo.


Só que esses anúncios demandam um alto investimento financeiro que muitas empresas não conseguem fazer. Mas se você puder, invista. Eles também são uma ótima opção.


Mas isso não significa que você deve abandonar o SEO!

Sabe por quê?


Cerca de 70% a 80% dos usuários ignoram completamente os anúncios pagos (Search Engine Land). Então na maioria das vezes, posicionar o seu site entre os primeiros resultados orgânicos do Google vai gerar mais resultado do que o investimento em anúncios pagos.


Por exemplo, os e-commerces brasileiros que investem em SEO conseguem conquistar 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes (SEO Trends 2017).


SEO E MARKETING DE CONTEÚDO


(Imagem por Rawpixel)

Agora que você já sabe a importância do SEO, vamos entender a principal forma de aplicar essa técnica.


Segundo a Hubspot, 72% dos profissionais de marketing dizem que a tática de SEO mais eficaz é a criação de conteúdo relevante.


Das empresas que utilizam estratégia de SEO, 84,7% adotam Marketing de Conteúdo (SEO Trends 2017).


Nesse contexto, o Blog exerce um papel fundamental. Através dos textos é possível responder as dúvidas que os usuários buscam utilizando as palavras-chave.


O QUE É PALAVRA-CHAVE?


Palavra-chave ou keyword é o termo que o usuário escreve no buscador ao fazer uma pesquisa. Esse termo pode ter uma ou mais palavras.


Palavras-chave de cauda longa (termos com mais palavras) costumam ser mais fáceis de ranquear e são ótimas opções. Segundo o HubSpot, 50% das consultas de pesquisa em mecanismo de busca são quatro palavras ou mais, então procure optar por elas quando possível.