O que é LinkedIn? Conheça e aprenda a se destacar na plataforma
Atualizado: 14 de set. de 2020
Você sabe o que é Linkedin e como usá-lo?
Quer descobrir como destacar o seu perfil?
As mídias sociais estão cada dia mais presentes no nosso cotidiano, com o LinkedIn não seria diferente.
Independente da sua experiência profissional, área de atuação e se seu perfil é pessoal ou empresarial o LinkedIn é a plataforma certa quando o assunto é negócios.
O que é LinkedIn?
O Linkedin é uma rede social profissional com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo. Por lá, além de fortalecer o networking (rede de contatos), é possível que pessoas e empresas anunciem e procurem vagas de empregos.
E sabe o que é mais incrível? O Brasil é o quarto em número de usuários na rede, com 35 milhões de usuários ativos.
Usar bem essa rede social é fundamental no ambiente profissional e pode ser muito útil para você ou para a sua empresa.
Então vamos entender melhor como funciona o LinkedIn.
Para que serve o LinkedIn?
O LinkedIn é usado para fins profissionais. Ele contém tanto perfis pessoais como de empresas.
Podemos analisar o potencial dessa rede social nos seguintes pontos:
1- Networking:
A plataforma foi inaugurada com funções básicas e com o objetivo de aumentar networking profissional de seus usuários. Então, a primeira dica não poderia ser diferente.
É importante manter sua rede de contatos atualizada independentemente do mercado que você está inserido e de qual momento você está passando na sua carreira. Afinal, é sempre bom ter boas conexões e contatos ativos.
Interaja, troque informações e parabenize amigos.
É interessante se conectar a perfis que você tenha algo em comum. Uma rede extensa de pessoas que não têm muito a lhe acrescentar profissionalmente só vai gerar confusão tanto para você quanto para um possível recrutador que busque seu perfil.
2- Portfólio:
O LinkedIn pode ser considerado como um grande currículo online. É como uma vitrine para o seu portfólio.
Fortaleça sua credibilidade profissional adicionando um portfólio com suas experiências.
Na plataforma é possível adicionar toda a sua carreira em uma linha do tempo, assim você consegue organizar de maneira assertiva os seus projetos e qualificações.
3- Procurar emprego e contratar profissionais:
Grande parte dos recrutadores utilizam o LinkedIn como meio de encontrar profissionais para participar de processos seletivos.
A Social Networking Website and Recruiting/Selection - (SHRM) afirma que 90% dos recrutadores usam o LinkedIn regularmente. Ou seja, a plataforma é um lugar excelente para procurar emprego.
Você também pode utilizar a ferramenta para contratar novos colaboradores para o seu negócio. Os perfis atualizados contêm as informações necessárias para que você, como gestor, faça uma boa pré-seleção de candidatos para entrevista.
4- Se atualizar sobre o mercado de trabalho:
O LinkedIn possui boas ferramentas para você se manter atualizado sobre o mercado em que atua.
Você pode fazer isso por meio de grupos, leitura de artigos e vale até comparar seu currículo com o pedido em oportunidades de vagas de emprego que recrutadores postam. Dessa forma, você saberá se seu portfólio é competitivo no mercado em que atua.
Mas como destacar o seu perfil no LinkedIn?
Possuir um perfil interessante no LinkedIn é o diferencial que sua conta precisa ter. O perfil é o lugar para você trabalhar o seu marketing pessoal e conseguir novas oportunidades de negócios.
Então vamos ver: quais dessas dicas você já aplica a sua conta?
1- Escolha uma boa foto de perfil:
É importante escolher uma imagem que demonstre profissionalismo. Pense qual impressão sua foto trará aos seus colegas de trabalho e a um possível recrutador que encontrar seu perfil.
Por isso, faça uso de uma foto apropriada na sua página. Opte por uma com aparência profissional, adequada e que esteja nítida.
Uma boa dica é utilizar alguns sites específicos para avaliar a foto do perfil e descobrir que imagem ela passa para as pessoas.
A mesma dica vale para a foto de capa. Escolha uma boa imagem no formato 1400x425 para atrair bons visitantes a sua página do LinkedIn.
2- Mantenha seu perfil atualizado:
Independente da época que você criou o seu perfil, é interessante mantê-lo sempre atualizado.
Coloque com novas informações, como: uma nova foto de perfil (caso a sua seja antiga), novos cursos/treinamentos que você fez, e principalmente caso você mude ou entre em um novo emprego.
Também é válido compartilhar postagens relevantes e até mesmo fazer seus próprios posts na rede.
3- Adicione suas experiências profissionais:
As suas experiências profissionais são o coração do seu currículo. Dessa forma, não meça esforços na hora de adicioná-las. Deixe o mais completo possível com seus projetos, experiências e qualificações.
Uma dica extra é utilizar a aba de habilidades. Nesse espaço você pode listar pelo menos 5 habilidades relevantes para deixar seu perfil ainda mais completo.
4- Poste bons conteúdos:
Se você domina um assunto da sua área profissional é interessante escrever e publicar artigos no seu perfil. Eles agregam valor para a sua página além de demonstrar que você tem propriedade na área em que atua.
Caso seja possível, poste também fotos de eventos e treinamentos que você participou. Bons conteúdos fazem toda a diferença.
5- Siga empresas e faça parte de grupos:
Assim como em outras plataformas, no LinkedIn é possível fazer partes de grupos. Entre nos que te interessem, com o objetivo de participar de discussões pertinentes.
Lembre-se de sempre ser claro e respeitoso, não participe de discussões desnecessárias.
Também existe a possibilidade de seguir empresas e personalidades relevantes no seu segmento. É mais uma forma de se manter atualizado sobre o que acontece no mercado de trabalho.
Qual a importância do LinkedIn no Marketing Digital da sua empresa?
Como dito anteriormente, o LinkedIn abrange páginas pessoais e empresariais. Ter um perfil da empresa na plataforma é fundamental não só para fazer networking mas para anunciar e procurar vagas de emprego, e publicar novidades de vez em quando.
Ter um perfil ativo é fundamental para a sua marca. Dessa forma você terá um espaço estratégico e personalizado para divulgar conteúdos e consolidar sua reputação de marca para leads, clientes e parceiros.
Mas fique tranquilo! Não sabe como a ferramenta pode auxiliar no marketing da sua empresa?
Listamos 3 tópicos para te ajudar.
1- Consolidar a marca:
O caráter profissional da plataforma faz com que a rede seja vista pelos usuários como um espaço de informações mais confiáveis sobre as empresas. Aproveite a credibilidade da rede social para consolidar sua marca.
Poste conteúdos informativos, divulgue parceiros e adicione novas conquistas alcançadas por sua empresa.
2- Promover serviços e produtos:
Além de publicar conteúdos, sua marca pode também abordar os serviços e produtos de forma estratégica. Deixe claro para o usuário qual o objetivo da sua marca e qual solução você vende.
3- Aumentar leads e conversões:
A ferramenta te proporciona um maior contato com possíveis clientes, ampliando seu alcance. Dessa forma, você pode atrair leads qualificados (que buscam pela solução que sua empresa comercializa) para sua página, o que aumenta o número de conversões por meio da plataforma.
Agora, com todas essas informações, você está pronto para usar a rede da melhor forma.
Se quiser mais dicas e conteúdos como esse, visite o nosso próprio LinkedIn, siga @focusconsultoria no Instagram e fique por dentro dos nossos posts.
Se quiser saber mais sobre como melhorar o seu negócio, visite a nossa página e entre em contato com a gente para marcar sua reunião de diagnóstico gratuita. Ficaremos felizes em te ajudar!
Gostou do texto?
Curta e comente o post!
Foi útil para você?
Compartilhe com alguém que precisa dessas informações!
Texto por:
Rhayssa Mendes
rhayssacavalcanti@id.uff.br