Marketing Pessoal: Conheça a estratégia e aprenda 7 dicas para implementar em sua rotina.

Destacar-se em meio a competitividade do mercado de trabalho é desafiador. Nesse sentido, se faz necessário desenvolver estratégias que entreguem a você o protagonismo.


Sendo assim, o Marketing Pessoal é essencial para o destaque da sua carreira, além de ser amplamente utilizado por todos os empreendedores de sucesso.


Mas, afinal, o que é Marketing Pessoal?


Como me destacar no mercado?

Como utilizo no cotidiano ?


O QUE É MARKETING PESSOAL?


O Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias que possui como objetivo estabelecer uma percepção positiva acerca de uma pessoa.


Assim como o Marketing Empresarial tem como propósito alavancar um negócio, o Marketing Pessoal é voltado para fazer com que você consiga atribuir um valor maior para a sua imagem pessoal.


Obviamente, isso não significa que você deve faltar com a transparência com a sua audiência. Pelo contrário, o Marketing Pessoal apenas salienta atributos e qualidades como hard e soft skills, que você queira destacar.


Logo, ter uma marca pessoal bem estabelecida é fundamental para conseguir destacar sua carreira de modo que as pessoas enxerguem você como autoridade em determinado assunto.




QUAIS AS VANTAGENS DO MARKETING PESSOAL?


Toda estratégia de Marketing possui uma série de variáveis que possui como objetivo fortalecer uma marca, com o Marketing Pessoal não seria diferente, uma vez que a marca em questão é a sua própria imagem.


Dessa forma, existem muitas razões para possuir uma boa marca pessoal, tais como:

  • Se diferenciar no mercado de trabalho

Com um bom Marketing Pessoal é possível mostrar suas competências e como você as aplica, salientar melhor o seu profissionalismo e se tornar referência na sua área de atuação.

Entre tantos profissionais, leva vantagem aquele que sabe como se mostrar para o mercado e como distinguir suas habilidades em relação aos seus pares. Então, é muito importante que você saiba usar sua marca pessoal para destacar as suas habilidades.

  • Atrair novas oportunidades

Fortalecer sua marca pessoal fará com que você alcance mais visibilidade e melhore seu networking. Consequentemente, novas oportunidades de negócios aparecerão.


  • Aprendizado contínuo

Uma vez que você se torna autoridade em certo assunto, é necessário sempre se atualizar com as novidades do mercado. Dessa forma, o aprendizado será constante na sua carreira profissional.


  • Aumenta a confiança de clientes e empresas

Ao se destacar no mercado de trabalho, você é reconhecido como alguém mais confiável aos olhos dos seus stakeholders. A tendência é que mais pessoas o procurem em busca de soluções. Dessa forma, será possível estimular mais vendas e fidelizar clientes. Ademais, podemos dizer que o marketing pessoal é um dos principais agentes na hora de realizar a prospecção passiva.


Agora que você já entendeu a relevância do Marketing Pessoal na sua jornada profissional, é chegado o momento de conhecer como aplicar essa estratégia.



7 DICAS DE COMO APLICAR O MARKETING PESSOAL


Veja, a seguir alguns pontos importantes a serem levados em consideração na hora de estruturar o seu Marketing Pessoal:


1. Defina um objetivo


Esse é o primeiro passo e será a base da sua gestão de marca pessoal. É importante elencar qual objetivo profissional você deseja atingir, para então firmar quais estratégias serão usadas.


Sem um objetivo definido você não terá clareza nas suas ações e, consequentemente, não será assertivo nas suas escolhas. Portanto, pense aonde você quer chegar, como você quer ser conhecido no mercado e por quais coisas você quer ser lembrado.


Além disso, é importante sempre levar em consideração sua identidade, autenticidade e propósito na escolha do seu objetivo. Lembre-se que o Marketing Pessoal não é sinônimo de autopromoção, mas sim um conjunto de possibilidades e ações que fazem que as pessoas consigam atribuir um valor maior para a sua imagem pessoal.


2. Trabalhe sua liderança e proatividade


É importante trabalhar a soft skill da liderança e proatividade. Mostre que você é uma pessoa aberta a resolução de problemas e que não teme a liderança. Uma pessoa que sabe resolver problemas acaba se destacando em qualquer lugar e com isso, sua marca fica mais evidente.


Além disso, líderes inspiram e motivam outras pessoas, se tornando uma referência para elas. Invista tempo seu tempo se relacionando com a sua equipe, saber liderar e trabalhar em equipe demonstra flexibilidade e habilidade de relacionamento interpessoal para administrar conflitos.


No entanto, liderar não significa ter cargos altos em uma empresa, mas sim postura e atitude que pode ser exercida diariamente. Por isso, trabalhar os aspectos que estão ligados à proatividade liderança é um fator fundamental para o Marketing Pessoal.


3. Cuide da sua oratória


Entre as competências essenciais, a capacidade de se comunicar de forma assertiva é uma das principais. Afinal, a maioria dos cargos demanda algum tipo de interação com colegas, superiores e/ou clientes.


Sendo assim, é necessário saber como melhorar a comunicação para o sucesso do seu Marketing Pessoal. Entre algumas dicas, estão:

  • Seja objetivo ao se comunicar;

  • Aprenda a ouvir;

  • Se atente a sua fala e ao seu tom de voz;

  • Pratique a comunicação não violenta.


4. Trabalhe sua imagem


Uma parte significativa de nosso córtex cerebral é dedicada principalmente ao processamento visual. Logo, manter uma imagem apresentável é fundamental no Marketing Pessoal.


Vista aquilo que você gosta de usar e te deixe confiante e confortável. Uma pessoa pouco apresentável não transmite confiança e passa uma imagem negativa. O mesmo é válido para a maneira que você se comporta e age. Sua imagem é seu cartão de visita e sua marca pessoal está diretamente ligada a isso.


Podemos citar empreendedores nos quais suas imagens pessoais se conectam com as imagens das suas empresas. Empresários como Steve Jobs com a Apple, Luiza Trajano com a Magazine Luiza e Mark Zuckerberg com o Facebook.


5. Busque sempre qualificação


Além de ser fundamental para sua entrada no mercado de trabalho e para exercer cargos específicos, o seu nível de qualificação profissional é um diferencial para a sua carreira, frente a outros profissionais.


Ter uma qualificação é também estar em constante aprendizado acerca do mercado e preparado para diversas situações. Com as transformações do mercado, sobretudo devido às inovações tecnológicas, é natural que o perfil dos colaboradores também passe por alterações relacionadas a soft skills.


Logo, o profissional do futuro, além de trabalhar em seu Marketing Pessoal, desenvolve certas competências, como por exemplo:


  • Autoconhecimento;

  • Inteligência emocional;

  • Agilidade nas entregas;

  • Boa comunicação;

  • Capacidade de se adaptar às novas formas de trabalho.


Por isso, não deixe de investir na melhoria contínua de sua qualificação profissional.


6. Faça Networking


As relações pessoais são um dos pilares primordiais do Marketing Pessoal. Fortalecer sua rede de relacionamentos proporciona auxílio na troca de informações sobre desafios, experiências e metas. Da visibilidade e autoridade para a sua carreira e contribui no acesso a novas oportunidades de crescimento profissional.



7. Cuide da sua imagem no virtual


Estabelecer uma presença no digital que corrobora com seu Marketing Pessoal é essencial. Afinal, recrutadores, líderes e colegas de equipe geralmente visualizam os perfis dos candidatos e colegas nas mídias sociais. Fique alerta para que suas redes sociais reforcem a marca pessoal que você quer criar.


Dessa forma, vale a pena investir em canais como site, blog e principais redes sociais ao gerar valor agregado no conteúdo postado. Ademais, no mundo corporativo é importante dar uma atenção especial ao LinkedIn e, lembre-se que uma das principais premissas do Marketing Pessoal é ser visto e "lembrado", dentro da comunidade profissional que você faz parte.


Agora que você já conhece o Marketing Pessoal, que tal aprender de maneira mais aprofundada o que é Inbound Marketing? Conheça a ferramenta e saiba implementá-la no seu empreendimento.


Se quiser mais dicas e conteúdos como esse, visite o nosso próprio LinkedIn e siga @focusconsultoria no Instagram e fique por dentro dos nossos posts.


Se quiser saber mais sobre como melhorar o seu negócio, visite a nossa página e entre em contato com a gente para marcar sua reunião de diagnóstico gratuita. Ficaremos felizes em te ajudar!

Gostou do texto?

Curta e comente o post!

Foi útil para você?

Compartilhe com alguém que precisa dessas informações!


Texto por:

Rhayssa Mendes

rhayssacavalcanti@id.uff.br









45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo