
Conheça os indicadores financeiros de uma empresa e sua importância
Os indicadores financeiros de uma empresa são muito importantes para se ter uma organização financeira, principalmente para saber agir em tempos de crise como a que estamos vivendo atualmente.
Porém, muitas vezes, o pequeno e médio empreendedor tem dificuldades para criar uma rotina de organização financeira adequada para o seu empreendimento, prejudicando a elaboração de análises que iriam ajudar nas tomadas de decisão.
E aí você deve estar se perguntando: Como faço para conseguir análises interessantes sobre o meu negócio?
Fique tranquilo que nós, da Focus Consultoria, iremos te apresentar os Indicadores Financeiros. Tenho certeza que eles serão ótimos aliados para a sua empresa.
Está preparado para transformar a sua organização interna? Então continue lendo o texto para entender como implementar e qual a importância de se ter indicadores em seu negócio.
O que são Indicadores Financeiros e para que servem?
Os Indicadores financeiros de uma empresa são métricas de performance, utilizadas para medir o desempenho e o quão saudável financeiramente está a sua empresa. Eles são extremamente importantes para uma boa gestão, já que fornecem informações essenciais para a análise de seu negócio, assim como auxiliam nas tomadas de decisão.
“O que pode ser medido, pode ser melhorado”, disse Peter Drucker, o “pai da administração”.

Como implementar os indicadores financeiros na rotina financeira da sua empresa?
Inicialmente, faz-se necessário ter um Fluxo de Caixa bem detalhado.
Mas o que é Fluxo de Caixa?
Resumidamente, Fluxo de Caixa é uma ferramenta, muitas vezes elaborada em uma planilha de Excel, que tem como principal finalidade o registro de todas as transações financeiras que ocorrem no caixa e, assim, ter o controle sobre seus gastos e receitas.
Para manter o Fluxo de Caixa atualizado, o gestor precisa ter disciplina e bastante organização, já que, normalmente, a atividade de preenchimento é feita mensalmente.
Após ter o controle sobre todas as entradas e saídas do caixa, é importante que o responsável defina as questões interessantes a serem analisadas no empreendimento para, posteriormente, planejar estratégias e metas que deseja alcançar.
E é nessa hora que entram os Indicadores Financeiros da sua empresa!
Principais Indicadores Financeiros de uma empresa
É importante observar que existem diversos tipos de indicadores e que não é preciso ter todos em seu negócio, já que toda empresa tem suas particularidades e necessidades próprias.
Então, separamos os indicadores financeiros mais utilizados e interessantes para pequenas e médias empresas.
Os indicadores financeiros são separados em 5 categorias: Atividade, Lucratividade, Rentabilidade, Estrutura de Capital e Liquidez.
Indicadores de Atividade:
Os indicadores de atividade servem para mensurar a performance das diversas etapas do ciclo operacional da empresa, analisando o tempo que irá levar para transformar as contas em vendas ou em caixa.
Giro de Caixa:
O giro de caixa informa o número absoluto de vezes que o capital circula em um ano, ou seja, quantas vezes o dinheiro investido em algo (estoque, por exemplo) retornou ao caixa em forma de receita.
É um indicador muito importante para empreendimentos que dependem de fluxo de vendas e estoque, visto que analisa a eficiência operacional e financeira do negócio.
O cálculo é feito a partir da seguinte operação:
Giro de Caixa = 365 / Ciclo Financeiro.
Para encontrar o valor do Ciclo Financeiro, basta somar, em dias, o prazo médio de estoque, o prazo médio para receber as vendas e o prazo médio para pagar os fornecedores.
Dessa forma, quanto mais alto for o Giro de Caixa, mais eficiente é o sistema operacional da empresa.
Capital de Giro:
Capital de giro é o conjunto de valores necessários para que a empresa tenha condição de se sustentar em determinado período.
É muito utilizado para controlar questões relacionadas a prazos, já que, muitas vezes, o dinheiro investido em estoque, por exemplo, demora a retornar ao caixa, tornando-se imprescindível uma análise desse indicador.
O cálculo do Capital de Giro é feito com a seguinte fórmula:
Capital de Giro = Ativo Circulante – Passivo Circulante.
Vale ressaltar a importância de se ter um Fluxo de Caixa bem detalhado, visto que esse dispõe de todas as operações feitas no caixa.