top of page
young-beautiful-businesswoman-with-dark-short-hair-in-white-shirt-happily-working-on-lapto
a-removebg-preview_edited.png

IDENTIDADE VISUAL: desenvolva a marca da sua empresa através do design gráfico

Atualizado: 22 de mai. de 2022

Você sabe mesmo como desenvolver a identidade visual do seu negócio?

Você tem dificuldades para estilizar seus produtos?

As pessoas reconhecem sua empresa pelo brand?

Já teve dificuldade em harmonizar os elementos gráficos da sua empresa?

Você conhece a importância da Identidade visual para o seu negócio?

Não sabe a diferença entre Identidade visual e branding?


Se você se identificou com alguma dessas perguntas que falei acima, vem comigo!

Vamos entender ponto a ponto sobre a identidade visual e desenvolver juntos uma logomarca.


O que é identidade visual?

A identidade visual vai muito além do logotipo da empresa, ela é um campo que abrange todos os elementos gráficos desenvolvidos para transmitir a mensagem que aquela empresa quer passar para os seus clientes. A identidade visual inclui as cores, tipografia, grafismo, layout e muito mais.


Sabe aquela situação do dia a dia que te faz lembrar do seu amigo?


“Ontem quando eu fui no mercado eu vi um homem com camisa polo escura e lembrei do Carlos na hora” ou “Fui na feirinha hoje e passou uma mulher com cabelos ruivos, pensei que fosse a Nicole” ou “Sexta-Feira quando saí com uns amigos conheci um cara muito engraçado, o humor dele era parecido com o do André”.


Todos os exemplos dados anteriormente se referem a detalhes que essas pessoas transmitiram. Isso é muito importante em uma marca também, para que você se atente a que tipo de características quer passar para o público.


Como foi falado anteriormente, a identidade visual é um conceito que aborda diversas características gráficas e, por conta disso, é muito importante que você tenha claro na sua mente quais são:

  • Qual segmento que seu negócio está

  • Os pontos positivos da sua empresa

  • O que te diferencia da concorrência

  • A mensagem que você quer transmitir


Além desses pontos citados, conhecer o seu público vai facilitar muito o seu processo de desenvolvimento.


Vamos testar se você conseguiu entender bem o que é a identidade visual?


Vamos supor que você é um advogado e precisa criar um logotipo para a divulgação de serviços. Como já foi falado, é preciso ter definida qual a mensagem que quer transmitir. Vamos aos 2 exemplos de identidade visual para serviços de advocacia:


Identidade-visual

Entre as duas logomarcas, qual representa melhor um serviço de advocacia?


A sua resposta provavelmente foi a logo da esquerda.


No momento, estamos analisando somente a reação visual (questões mais profundas como cor, tipografia, espaço e textura serão abordados daqui a pouco). O intuito dessa imagem foi só te mostrar como que a criação de uma logo está além da própria logo, saber o que você quer transmitir é fundamental.


Qual a importância da identidade visual para a marca?

Algumas empresas trabalham a sua identidade visual de maneira tão forte que você consegue reconhecê-la por características mínimas. Alguns exemplos: Uma maçã mordida, letra M amarela em um fundo vermelho, um símbolo de jacaré, a letra f branca aplicada em um fundo azul.


Se você identificou a Apple, McDonald’s, Lacoste e Facebook, você acabou de ver a importância de ter uma identidade visual bem definida no seu negócio.


Se as empresas que foram citadas anteriormente não tivessem uma marca tão bem estabelecida, quais seriam os parâmetros usados pelas pessoas para comprar o seu produto e não o da concorrência? Será que o McDonald's seria reconhecido como é hoje se não fosse a marca que ela deixou registrada na mente das pessoas?


É impossível afirmar com certeza. O que é possível afirmar é que a estratégia deu certo.


A identidade visual também pode ter impactos profundos no meio digital, como através de um site, um perfil no Instagram, uma Landing Page. A estrutura da plataforma, em um panorama geral, é avaliada pelo usuário. Portanto, elas também são desenvolvidas com base na identidade visual.


Em algum momento, você já entrou em um site de alguma empresa ou estabelecimento e se sentiu perdido na plataforma? Ou os elementos gráficos não pareciam atrativos?


Saiba que isso pode influenciar muito na aquisição de produtos ou serviços. Essa é a área do UI e UX Design. Se você não tem cuidado para estruturar seu veículo de vendas de maneira adequada, que é o seu primeiro contato com o possível cliente, você provavelmente não o convencerá a te contratar ou a comprar um produto.


Sendo ainda mais específico, dentro do universo de marketing são usadas muitas estratégias para converter pessoas em leads (pessoa que deixa seus dados para que você entre em contato).


Uma dessas estratégias são as landing pages, páginas que tem como único foco fazer com que o usuário envie seus dados, seja para receber um e-book ou qualquer outro benefício. O ponto chave é que se sua lading page não for atrativa, se ela não tiver uma harmonia gráfica, possivelmente você não terá bons resultados.


Vamos listar alguns dos benefícios de ter uma identidade visual: