Plano de Marketing: entenda o que ele é e para que ele serve!

Um Plano de Marketing é importante para uma Empresa?



Muitas pessoas falam que para um bom crescimento da empresa é necessário ter um Plano de Marketing bem definido.


Mas primeiramente o que seria um Plano de Marketing?


O que é Plano de Marketing:

O plano de marketing nada mais é que um documento onde a empresa fala sobre o planejamento das estratégias de mercado para aquele período, podendo ter:

  • Análises do mercado

  • Definição dos objetivos

  • Informações importantes para o alinhamento da empresa

  • Mapeamento de concorrência

Mas por que ele é tão importante para o crescimento da empresa?


Simples, o plano de marketing funciona como um guia para a empresa, sendo capaz de mudar o seu direcionamento para atingir o patamar de crescimento ideal para manter a viabilidade do seu negócio.


Com ele você tem uma análise profunda da realidade do seu mercado, apontando os pontos positivos e negativos do seu negócio. Ajudando você a traçar estratégias mais objetivas e trazer resultados mais concisos para o crescimento da sua empresa.


Sem ele você até pode ter um direcionamento do que fazer, mas as ideias acabam ficando soltas pelo ar, sem ter algo concreto do que fazer e de como agir.


Às vezes sendo colocado em prática sem mesmo saber os prós e os contras desse direcionamento, dificultando ainda mais o crescimento da empresa.


A importância do plano se deve justamente a isso, ele vai ser o guia da empresa, ajudando-o no direcionamento do que fazer e como chegar nos seus objetivos com eficácia.


“Uma maneira de vender para um consumidor no futuro é simplesmente obter sua permissão com antecedência” –Seth Godin

Quais são os principais pontos de um plano de marketing?

Depois dessa explicação do que é um plano de marketing e para o que ele serve, você deve estar se perguntando quais são os principais pontos que levam a um plano de marketing eficaz, esses pontos são bem simples:

  • Análise da situação da empresa:

Para criarmos um plano, devemos primeiramente entender a atual situação da empresa. Devemos ter nessa análise os principais fatores internos e externos que influenciam o negócio da empresa. Determinando assim as forças, fraquezas, oportunidades e possíveis ameaças ao seu negócio.

  • Conheça seu público-alvo:

É preciso identificar seus possíveis clientes, conhecendo informações que vão além de idade, gênero e classe social, conhecendo como seus produtos ou serviços podem ajudar seus clientes nos seus problemas diários.

  • Entendendo a Concorrência:

Conhecendo a sua concorrência você possui a informação de como seus concorrentes estão agindo, assim você possui a oportunidade de se diferenciar no mercado, mostrando então os valores e qualidade de seus produtos e serviços para seu potencial cliente.

  • Definição das Estratégias:

As estratégias tomadas permitirão definir como sua empresa chegará ao seu objetivo de bater suas metas.


Mas para que isso ocorra de forma coerente precisamos considerar os cinco elementos essenciais: produto; preço; praça; promoção; pessoas. Analisando o que é importante em cada um desses elementos.

  • Produto: Um produto é um bem que é ofertado para o possível cliente, e deve possuir características que atinjam a necessidade do cliente.

  • Pessoas: As pessoas são a principal base de um bom andamento de um negócio e são elas as responsáveis pela qualidade dos serviços prestados quanto dos atendimentos. Por esse motivo é necessário que os colaboradores saibam do posicionamento da empresa, como metas, objetivos, etc. Assim refletindo a imagem da empresa que acaba gerando atendimentos e serviços de qualidade.

  • Preço: Preço não é nada mais nada menos que o quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor, entretanto é bom sempre ter em mente algumas precificações diferentes, como preços promocionais, preços personalizados, descontos etc.

  • Promoção: Para que haja uma promoção atrativa para seus cliente em relação aos seus serviços, é necessária uma comunicação efetiva, comprimindo então três objetivos: informar aos seus potenciais clientes a existência dos produtos e serviços e de seus benefícios, informar aos seus potenciais clientes onde e como adquirir seus serviços, e por último lembrar aos clientes a existência dos seus produtos e serviços. Dessa forma você terá uma boa promoção de seus serviços e produtos para seus antigos ou potenciais clientes.

  • Praça: Praça é simplesmente como o seu produto será colocado à disposição do seu cliente, analisando então a localização, estrutura, canais de comunicação e distribuição, fornecedores e algumas estratégias para tornar seu produto e serviços mais acessíveis possíveis.

Depois de você pesquisar cada um desses elementos e organizá-los para suas metas você terá suas estratégias muito bem formadas.



Possíveis consequências de não possuir um Plano de Marketing!


Ter uma estratégia de marketing é um início para um grande desenvolvimento empresarial


Mas você já parou para pensar o que pode ocorrer caso você não tenha um plano de marketing?


Existem vários possíveis problemas, mas os principais são: falta de conhecimento do mercado e dificuldade de ampliação das vendas.


Falta de conhecimento do mercado: Antes de abrir qualquer negócio é necessário entender o seu possível cliente, mas muitos empreendedores acabam abrindo negócios apenas se apoiando no seu viés empreendedor, o que pode gerar algumas consequências como, recursos em marketing direcionados a clientes que não possuem interesse em sua marca, produto e serviço, forma de aproximação feita de forma errônea por estar utilizando de uma comunicação focada para outro tipo de idade, e baixa efetividade nas vendas.


Dificuldade de Ampliação: Sem ter suas metas e objetivos bem traçados, o empreendedor terá certa dificuldade na ampliação de suas vendas, os principais obstáculos que ele provavelmente enfrentará com isso será, não ter uma proposta de valor bem definida, não conseguir entender o motivo da baixa efetivação das vendas e ter um funil de vendas com uma estrutura precária.


Além dessas consequências para alguém que não tem um Plano de Marketing, existem vários outros problemas que podem afetar a capacidade produtiva de sua empresa e para sua sorte temos um texto sobre isso, que tal dar uma olhada? Baixa Produtividade.


Fechando um Plano de Marketing!


Como pudemos ver um plano de marketing bem estruturado é capaz de mudar o rumo e direcionamento de uma empresa.


Como ele você conseguirá botar sua empresa na frente de seus concorrentes podendo gerar cada vez mais vendas, você entenderá os pontos positivos e negativos de seu negócio, ampliando cada vez mais sua visão empresarial para traçar melhores objetivos e metas.


Então sabendo disso e das possíveis consequências de não possuir um plano de marketing, que tal você realizar uma análise de marketing para alavancar sua empresa?


Na Focus Consultoria você pode solicitar esse serviço clicando aqui e marcando uma reunião de diagnóstico grátis para avaliar melhor a sua situação.


Para mais dicas e conteúdo como esse, siga @focusconsultoria no Instagram e fique por dentro dos nossos posts.

Gostou do texto?

Curta e comente o post!


Foi útil para você?

Compartilhe com alguém que precisa dessas informações!

Texto por:

Yunguer Dvorak

Yunguerdvorak@id.uff.br








77 visualizações2 comentários