top of page
young-beautiful-businesswoman-with-dark-short-hair-in-white-shirt-happily-working-on-lapto
a-removebg-preview_edited.png

Plano de Marketing: entenda o que ele é e para que ele serve!

Um Plano de Marketing é importante para uma Empresa?



Muitas pessoas falam que para um bom crescimento da empresa é necessário ter um Plano de Marketing bem definido.


Mas primeiramente o que seria um Plano de Marketing?


O que é Plano de Marketing:

O plano de marketing nada mais é que um documento onde a empresa fala sobre o planejamento das estratégias de mercado para aquele período, podendo ter:

  • Análises do mercado

  • Definição dos objetivos

  • Informações importantes para o alinhamento da empresa

  • Mapeamento de concorrência

Mas por que ele é tão importante para o crescimento da empresa?


Simples, o plano de marketing funciona como um guia para a empresa, sendo capaz de mudar o seu direcionamento para atingir o patamar de crescimento ideal para manter a viabilidade do seu negócio.


Com ele você tem uma análise profunda da realidade do seu mercado, apontando os pontos positivos e negativos do seu negócio. Ajudando você a traçar estratégias mais objetivas e trazer resultados mais concisos para o crescimento da sua empresa.


Sem ele você até pode ter um direcionamento do que fazer, mas as ideias acabam ficando soltas pelo ar, sem ter algo concreto do que fazer e de como agir.


Às vezes sendo colocado em prática sem mesmo saber os prós e os contras desse direcionamento, dificultando ainda mais o crescimento da empresa.


A importância do plano se deve justamente a isso, ele vai ser o guia da empresa, ajudando-o no direcionamento do que fazer e como chegar nos seus objetivos com eficácia.


“Uma maneira de vender para um consumidor no futuro é simplesmente obter sua permissão com antecedência” –Seth Godin

Quais são os principais pontos de um plano de marketing?

Depois dessa explicação do que é um plano de marketing e para o que ele serve, você deve estar se perguntando quais são os principais pontos que levam a um plano de marketing eficaz, esses pontos são bem simples:

  • Análise da situação da empresa:

Para criarmos um plano, devemos primeiramente entender a atual situação da empresa. Devemos ter nessa análise os principais fatores internos e externos que influenciam o negócio da empresa. Determinando assim as forças, fraquezas, oportunidades e possíveis ameaças ao seu negócio.

  • Conheça seu público-alvo:

É preciso identificar seus possíveis clientes, conhecendo informações que vão além de idade, gênero e classe social, conhecendo como seus produtos ou serviços podem ajudar seus clientes nos seus problemas diários.

  • Entendendo a Concorrência:

Conhecendo a sua concorrência você possui a informação de como seus concorrentes estão agindo, assim você possui a oportunidade de se diferenciar no mercado, mostrando então os valores e qualidade de seus produtos e serviços para seu potencial cliente.

  • Definição das Estratégias:

As estratégias tomadas permitirão definir como sua empresa chegará ao seu objetivo de bater suas metas.


Mas para que isso ocorra de forma coerente precisamos considerar os cinco elementos essenciais: produto; preço; praça; promoção; pessoas. Analisando o que é importante em cada um desses elementos.

  • Produto: Um produto é um bem que é ofertado para o possível cliente, e deve possuir características que atinjam a necessidade do cliente.

  • Pessoas: As pessoas são a principal base de um bom andamento de um negócio e são elas as responsáveis pela qualidade dos serviços prestados quanto dos atendimentos. Por esse motivo é necessário que os colaboradores saibam do posicionamento da empresa, como metas, objetivos, etc. Assim refletindo a imagem da empresa que acaba gerando atendimentos e serviços de qualidade.

  • Preço: Preço não é nada mais nada menos que o quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor, entretanto é bom sempre ter em mente algumas precificações diferentes, como preços promocionais, preços personalizados, descontos etc.

  • Promoção: Para que haja uma promoção atrativa para seus cliente em relação aos seus serviços, é necessária uma comunicação efetiva, comprimindo então três objetivos: informar aos seus potenciais clientes a existência dos produtos e serviços e de seus benefícios, informar aos seus potenciais clientes onde e como adquirir seus serviços, e por último lembrar aos clientes a existência dos seus produtos e serviços. Dessa forma você terá uma boa promoção de seus serviços e produtos para seus antigos ou potenciais clientes.

  • Praça: Praça é simplesmente como o seu produto será colocado à disposição do seu cliente, analisando então a localização, estrutura, canais de comunicação e distribuição, fornecedores e algumas estratégias para tornar seu produto e serviços mais acessíveis possíveis.

Depois de você pesquisar cada um desses elementos e organizá-los para suas metas você terá suas estratégias muito bem formadas.



Possíveis consequências de não possuir um Plano de Marketing!


Ter uma estratégia de marketing é um início para um grande desenvolvimento empresarial