top of page
young-beautiful-businesswoman-with-dark-short-hair-in-white-shirt-happily-working-on-lapto
a-removebg-preview_edited.png

Recrutamento e seleção: entenda o passo a passo desses processos



Não se é segredo para ninguém que o maior e o mais importante patrimônio que uma empresa possui são os colaboradores. Dessa maneira, formar uma equipe alinhada com os objetivos e metas da empresa é vital para o sucesso do empreendimento.


Mas será que é uma tarefa fácil encontrar membros qualificados capazes de trabalhar em equipe, visando alcançarem resultados satisfatórios?


O departamento pessoal ou de recursos humanos normalmente são os responsáveis por encontrar o profissional com as competências necessárias para trabalhar na organização, através de técnicas de recrutamento e seleção usadas nos processos seletivos.


Mas afinal o que vem a ser os processos de Recrutamento e Seleção?


Recrutamento


De acordo com Flippo (1961) entende-se recrutamento como “um processo de procurar empregados, estimulá-los e encorajá-los a se candidatar” a vagas de uma empresa específica.


Em outras palavras, o recrutamento tem por objetivo principal fazer com que pessoas qualificadas se sintam inclinadas e encorajadas a se inscrever no processo seletivo de uma determinada empresa ou estabelecimento.


Faz-se necessário uma organização prévia, tendo como intuito traçar estratégias para atrair candidatos com o perfil desejado. Pode-se dizer que, a fase de recrutamento dá um auxílio ao processo de seleção.


Você sabia que existe mais de um tipo de recrutamento?


  • Interno: busca de candidatos de dentro da própria organização para atuarem em outros cargos;


  • Externo: busca de candidatos diretamente do mercado de trabalho (sendo este, o que vamos abordar aqui);


Passo a passo do Recrutamento Externo



1. Investigar a demanda da organização


O primeiro passo é investigar na organização qual de fato é a demanda, isto é, buscar compreender as qualificações e áreas de atuação desejadas para cada vaga. Para isso, o recrutador precisa trabalhar em conjunto com o gestor, no propósito de delinear cada cargo a ser preenchido, levando em consideração as particularidades de cada setor, em outras palavras, se é necessário identificar as soft skills e hard skills desejadas, as atribuições e funções a serem desempenhadas. É de suma importância que, também sejam definidos benefícios, o regime de contrato e remuneração.


2. Divulgação de vagas


O segundo passo do recrutamento é a divulgação das vagas que possuem como principais fontes:


  • Banco de currículos;

  • Anúncios em jornais, revistas, rádio, televisão;

  • Anúncios na internet;

  • Anúncios na própria empresa ou estabelecimento;

  • Consultorias especializadas;

  • Contatos com universidades e escolas;

  • Contatos com diretórios acadêmicos e centros de integração empresa-escola;

  • Indicações.


É válido destacar que o recrutamento está diretamente relacionado ao mercado de trabalho, em outras palavras, o mercado de trabalho possui uma grande influência no recrutamento, pois dependendo da situação econômica do país (crise econômica) se têm uma maior oferta de mão de obra do que vagas a serem preenchidas.


Além disso, o processo de recrutamento se dá quando há um turnover, ou seja, uma rotatividade de colaboradores ou quando se tem a necessidade de ampliação das atividades na empresa. É importante adicionar que, essas vagas podem ser permanentes ou de caráter temporário/ sazonal. Tendo como um bom exemplo dessa última o Natal, muitas empresas e estabelecimentos aumentam o seu quadro de funcionários no mês de dezembro, pois a quantidade de pessoal existente na organização, muitas das vezes, é insuficiente para atender ao público.


3. Busca de novos talentos


Tendo definidas as demandas da organização para cada cargo, o segundo passo é procurar candidatos que atendam aos requisitos básicos exigidos para o preenchimento da vaga. É aí que se inicia, de fato, a busca de novos talentos. Acredita-se que, essa fase é essencial em todo e qualquer processo seletivo, pois ela pode tanto prejudicar quanto facilitar a organização.


Portanto, é crucial que a empresa trace um plano estratégico numa tentativa de atrair os candidatos mais qualificados. Você sabia que muitas organizações optam por contratar serviços terceirizados especializados em encontrar esses talentos no mercado de trabalho?