young-beautiful-businesswoman-with-dark-short-hair-in-white-shirt-happily-working-on-lapto
a-removebg-preview_edited.png

EMPRESA JÚNIOR: O QUE É E POR QUE DEVO CONTRATAR UMA?

Atualizado: 10 de mar.

Você não sabe o que é uma empresa júnior?

Por que elas são diferentes de empresas “normais”?

Como funcionam?

Quer saber por que contratar ela é uma vantagem?


Se você está curioso para entender mais sobre a modalidade de empresa, me acompanhe! Eu tenho certeza de que você vai se surpreender.


O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR?

Uma empresa júnior (EJ) é uma organização civil sem fins lucrativos formada por estudantes universitários, de um ou mais cursos, que prestam serviços de alta qualidade com valores abaixo do mercado. O faturamento é utilizado para a manutenção da empresa e para investir na capacitação dos membros.


Elas revelam o caráter empreendedor e proativo de jovens que exercem trabalho voluntariado nessas organizações. Isso mesmo, eles estão lá pelo aprendizado, pois não podem receber salários nem bolsas em dinheiro pelo trabalho. Só não confunda o trabalho voluntário com prestação de serviços grátis.

Para fazer parte delas, antes é preciso participar de um processo seletivo e ter suas competências testadas e avaliadas, como em qualquer outra empresa.


Elas promovem muito aprendizado, disponibilizando cursos, treinamentos e eventos, e sobretudo a Empresa Júnior gera experiência para esses estudantes.

Quando saem da universidade ou quando estão à procura de estágio, a maioria se destaca no mercado de trabalho por já ter essa experiência no currículo e por terem perfil ativo e trabalhador.


Designed by freepik


Por isso a importância do papel da Instituição de Ensino Superior (IES) e dos professores em auxiliarem elas.

Também recebem suporte de núcleos, confederações e federações que representam outras várias EJs e o papel principal delas é apoiar e impulsionar cada uma das empresas que são federadas.


Para você se familiarizar com os nomes, existe o MEJ – Movimento Empresa Junior -, a Brasil Junior que é uma confederação de rede nacional e a Rio Junior é uma federação estadual. No Brasil, já temos mais de 1239 empresas juniores, com mais de 23 mil jovens voluntários.


Elas atendem principalmente micro e pequenas empresas e não costumam ter acesso a empresa sênior. Pois a demanda das grandes empresas requer trabalhos de maior proporção que mobilizam mais pessoas e que as empresas juniores não possuem.


Vale lembrar que são trabalhos de alta qualidade, porque são acompanhadas de perto por professores e são executadas por jovens enérgicos e engajados.


Agora venha entender como elas funcionam.

Até nisso elas conseguem se destacar.


COMO FUNCIONA UMA EJ?


As EJs funcionam como qualquer outra organização. Elas são regulamentadas, seguem o modelo de governança corporativa, possuem distribuição de cargos e hierarquia horizontal. Elas prestam serviços para empresas ou para a sociedade, isso depende da área em que atuam.


A Empresa Júnior é registrada em um CNPJ e, por ser uma instituição sem fins lucrativos, está livre de alguns impostos e não precisa se preocupar com conta de luz, água, telefone ou aluguel, isso é um encargo da faculdade. Para dar início a uma EJ, os custos também costumam ser cobertos pela IES.


A estrutura também é baseada no modelo tradicional, sendo setorizada em Presidência, Recursos Humanos, Administração, Marketing e outros. Alguns setores podem variar de nomenclatura e também podem existir outros para atender às especificidades da empresa.

Os cargos são distribuídos entre os universitários integrantes e costumam ser títulos de diretores, coordenadores e assessores. Tradicionalmente, esses títulos denotam uma hierarquia vertical, mas não é o caso.


O destaque está na integração e nas decisões compartilhadas. Isso é o que muitos chamam de hierarquia horizontal, pois todos têm direito a voto e a opinião nas decisões internas.

Esse ambiente integrado é também o responsável por esses serem locais de inovação.


Designed by freepik


Vale lembrar que todos devem passar por um processo seletivo, onde passam por entrevistas, dinâmicas em grupo, provas de conhecimentos gerais e/ou específicos, fase trainee etc. Essas etapas variam de acordo com a empresa e demandam esforço e dedicação aos candidatos, para selecionarem os melhores.


Agora vem a parte que você deve estar esperando, né? Continue a leitura para entender as vantagens de contratar uma EJ!



POR QUE CONTRATAR UMA EMPRESA JÚNIOR?


A Empresa Júnior, como já dissemos aqui, possui baixo custo dos serviços e isso já é motivo suficiente para a maioria das pessoas darem preferência por contratá-las, mas ainda tem muito mais.


Se liguem nessas vantagens:


  • VALORES ABAIXO DO MERCADO: As Empresas Juniores possuem um baixo custo dos serviços e/ou consultorias, já que estamos falando de: uma empresa sem fins lucrativos; isentas de alguns impostos; com contas aluguel, telefone, luz e água custeados pela IES.

  • PROJETOS DE ALTA QUALIDADE: Os projetos são desempenhados por jovens motivados, em ambientes que favorecem a criação de soluções inteligentes e inovadoras e acompanhada de perto por professores e profissionais especializados.

  • EMPRESAS SUSTENTÁVEIS: Elas estão todas voltadas para as metas globais do ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Isso significa que visam proteger o planeta, acabar com a pobreza e assegurar a paz e a prosperidade para todas as pessoas.

  • FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS: você irá contribuir com a formação desses futuros profissionais, pois colocar a mão na massa executando projetos externos é a melhor forma de eles reforçarem e consolidarem os conhecimentos. “Deve-se aprender fazendo a coisa; pelo pensamento você acha que sabe. Você não tem certeza, até que você tente” – Sófocles



VOCÊ SABIA QUE A FOCUS CONSULTORIA É UMA EMPRESA JÚNIOR?


A Focus Consultoria é uma Empresa Júnior, e agora você sabe o que isso tudo significa: prestamos serviços de alta qualidade, com preços abaixo do mercado e muito comprometimento. Somos vinculados à UFF – Universidade Federal Fluminense – de Rio das Ostras.

A Focus é uma empresa que está no mercado desde 2009, contando com universitários de Engenharia de Produção, Ciências da Computação e Psicologia.

Além disso, somos uma empresa com valores bem alinhados de foco no cliente, ética e transparência, comprometimento, unimultiplicidade, resiliência e orgulho de ser Empresa Júnior.


Nossa missão é desenvolver o mercado regional através de projetos de alto impacto. Para isso, oferecemos soluções inovadoras para micro e pequenas empresas e contamos com uma carta de serviços composta por:

  • Pesquisa de Mercado

  • Plano de Negócios

  • Desenvolvimento Web

  • Precificação

  • Análise de Marketing

  • Pesquisa de Clima Organizacional

  • Planejamento Financeiro

  • Outros




Se você ainda tem dúvidas sobre a Empresa Júnior ou quer saber mais, entre em contato conosco que vamos esclarecer.


Se você se interessou e quer contratar um de nossos serviços, marque um diagnóstico conosco.


Para mais dicas e conteúdos como esse, se inscreva no site e siga @focusconsultoria no Instagram.



Gostou do texto?

Curta e comente o post!


Foi útil para você?

Compartilhe com alguém que precisa dessas informações!



Texto por:

Victória Salgado

victoriasalgado@id.uff.br


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo