top of page
young-beautiful-businesswoman-with-dark-short-hair-in-white-shirt-happily-working-on-lapto
a-removebg-preview_edited.png

Como ser produtivo em apenas 5 passos!


Já teve tantas atividades para realizar e não soube nem por onde começar?


Dizer “amanhã eu faço” é algo constante para você?


Se você respondeu “SIM” a alguma dessas três perguntas, esse texto é para você!


Se respondeu “NÃO”, esse texto é para evitar que responda “SIM” alguma vez em sua vida, pois vou te ensinar como ser produtivo seguindo apenas cinco passos!


Como ser produtivo


O passo a passo a seguir vai te ensinar como ser produtivo e otimizar o seu tempo.


É importante que você siga-os para obter resultados satisfatórios, mas, caso necessário, sinta-se livre para adaptá-lo à você, ao seu dia a dia e à sua rotina!


1º Passo: Tenha onde anotar seus compromissos!



A primeira dica é bem simples e vai facilitar demais o seu dia a dia e sua organização. Pode ser uma agenda, um planner, agendas virtuais/do celular ou afins, mas tenha onde anotar as datas dos seus compromissos.


Na correria do dia a dia, estamos suscetíveis a esquecer informações que são importantes e até mesmo prioridades.


Tendo sua agenda na bolsa ou no carro sempre, toda vez que for marcar uma consulta ao médico, uma reunião ou até um happy hour com os amigos, é só incluir em seu calendário. Inclua também anotações sobre seu trabalho e estudo, por exemplo “entregar atividade X ao chefe” ou “estudar matéria tal para a prova da faculdade”.


Além disso, é essencial que você não esqueça de estipular tempo de duração para suas atividades e compromissos, ok?! Desse jeito, ficará mais fácil organizar o dia como um todo e tornar-se produtivo.


Feito isso, no início da semana você deve verificar seus compromissos. Você pode também olhar sua agenda toda noite e checar o que terá para fazer no dia seguinte. Assim, nenhum evento e obrigação será perdido e vai ser mais fácil se organizar para sua rotina e afazeres.


Caso você não consiga se adaptar ao papel, opte por usar a agenda do celular, afinal, sempre estamos com ele em mãos.


Hoje em dia, muitos smartphones utilizam o calendário como agenda e além disso, mandam notificações nos dias dos eventos marcados. Muito mais fácil desse jeito, não é mesmo?! Quase uma secretária particular que cabe em seu bolso!


2º Passo: Entenda seus prós e contras e seja sincero com você mesmo!


O autoconhecimento pode ser uma ferramenta poderosa quando usada da forma correta.

No desenvolvimento da auto produtividade não seria diferente!


É comum acreditar que apenas pessoas mais focadas produzem mais e melhores resultados.

Entretanto, é possível assumir seus defeitos e usá-los a seu favor nesse momento.


Para melhor ilustrar, vamos utilizar como exemplo uma pessoa chamada “Pessoa A” que é bastante procrastinadora.


Normalmente, ela irá entregar/realizar suas tarefas em cima do prazo ou até mesmo atrasadas, já que procrastina frequentemente e deixa tudo para fazer de última hora, concorda?


Pois bem, vou te mostrar como podemos ajudar a Pessoa A. Guarde esse exemplo para os próximos passos.


Agora você deve estar perguntando como reconhecer seus defeitos, né?! É bem simples!


Você vai pegar uma folha de papel e fazer uma linha, dividindo-a ao meio. De um lado irá escrever suas qualidades e do outro seus defeitos e tudo o que te limita hoje.Escreva aquilo que você sabe que é, que faz e que comumente te atrapalha – ou pode atrapalhar - em suas atividades.


Usando o exemplo da Pessoa A, na coluna “Limitações” ela com certeza incluirá procrastinadora. Já na coluna “Qualidades”, ela incluirá seus pontos fortes, geralmente, aliados a personalidade: simpática, positiva, determinada, sagaz, comunicativa e afins.


3º passo: Se organize considerando seus hábitos!


Esse é o momento de usar as informações colhidas no passo anterior, pois até seus defeitos irão te ajudar a ser produtivo!


Agora que você já tem uma agenda e já conhece seus hábitos e modos, você só precisa adaptá-los também a sua rotina.


Lembra da nossa Pessoa A do segundo passo? Então, já sabemos que ela é procrastinadora. Por isso, ela deve incluir o momento da procrastinação em suas atividades.