young-beautiful-businesswoman-with-dark-short-hair-in-white-shirt-happily-working-on-lapto
a-removebg-preview_edited.png

Análise PESTAL: O que é e como aplicar na minha empresa


Análise PESTAL é um modo de planejamento estratégico
FreePic, analise-pestal-estratégia. https://br.freepik.com/fotos-gratis/objectivos-de-meta-de-sucesso-estrategico-de-estrategia-de-negocios_1211528.htm#query=estrat%C3%A9gia&position=1&from_view=search

Você não sabe o que é análise PESTAL?

Você tem uma empresa e não sabe os fatores que têm impactado o Mercado?

Seu negócio pode estar ficando para trás dos seus concorrentes.

Também não sabe por onde começar a procurar esses fatores?

E ainda tem dificuldade de investir, pois não conhece a esfera que seu negócio está inserido?

Então você precisa conhecer a Análise PEST.


Caso tenha respondido “sim” para alguma dessas perguntas, venha comigo por esse texto.

Eu vou explicar um pouco mais sobre a Análise PEST, ela é a solução que você procura.


O que é a Análise PESTAL?


A análise PESTAL, também conhecida como PEST, é uma ferramenta utilizada para compreender como o ambiente externo pode impactar no seu negócio, analisando fatores macro-ambientais. Essa ferramenta é essencial para detectar oportunidades e possíveis ameaças para o seu negócio.


Imagine que você está dentro de uma casa, sua visão de negócios está limitada apenas ao ambiente interno, imaginou? Agora pense como seria ver essa mesma casa, porém do lado de fora. No momento que você só possui uma visão interna do seu negócio, você não consegue prever ou estipular mudanças que podem impactar no seu estabelecimento, mudanças essas que se ignoradas podem levar sua empresa à falência.


A matriz PESTAL é um modelo analítico que te proporciona entender até que ponto o que ocorre lá fora pode influenciar nas tomadas de decisão dentro da sua empresa. Fatores externos como a política, economia, tecnologia e ambiente do seu país e do mundo interferem no caminhar do seu negócio.


PEST é um acrônimo que une as palavras Política (P), Economia (E), Social (S), Tecnologia (T). É interessante ressaltar que alguns especialistas acreditam na importância de adicionar outros dois fatores: Ambiental (A) e Legal (L). Sendo assim, a nomenclatura pode variar.


Além disso, em inglês o meio ambiente é referido como enviroment, gerando o nome PESTEL, é importante apontar que essas diferentes nomenclaturas têm o mesmo propósito e significado.

Categorias da Análise PESTAL
PESTAL-fatores-externos

Qual a importância da Matriz PESTAL?


A PEST mostra uma visão detalhada dos impactos dos fatores externos no seu negócio. As informações coletadas são relevantes para direcionar a tomada de decisão nas operações e estruturar um plano de crescimento de acordo com o contexto que a empresa está inserida.


Ela realiza uma análise profunda e ampla dos impactos do mercado no ambiente empresarial. Isso permite destacar os pontos positivos e negativos da empresa, para alinhar com a visão externa.


Avaliar os pontos fortes e fracos da empresa permite que o negócio se prepare para futuros impactos nos cenários mais adversos. Essa oportunidade de melhorar suas fraquezas é uma grande vantagem competitiva, por isso é essencial para a empresa realizar uma análise PESTAL.


Ela serve para empresas que já estão no mercado e também para aquelas que querem entrar. Permitindo um ingresso seguro e bem planejado, o que é essencial para um novo negócio.


Os principais pontos a serem analisados são as categorias:

  • Políticas

  • Econômicas

  • Sociais

  • Tecnológicas

  • Ambientais

  • Legais


Essa é uma análise de planejamento estratégico que tem foco no macro, mas sem dispensar o interno, pois correlaciona seus impactos em toda a análise.


O estabelecimento do planejamento pode visar objetivos de curto, médio e longo prazo.


Percebe como a PEST é muito importante?? Incrível, né!? Ela vai te auxiliar nos seguintes fatores:

  • Identificar oportunidades de crescimento no seu ramo operacional;

  • Prevenir de potenciais ameaças e impactos do mercado;

  • Estudar o mercado englobando diversas categorias (PESTAL).

Existem muitas metodologias de análises que podem ser utilizadas durante o processo de planejamento estratégico. Entre elas, existem as 5 forças de Porter e o SWOT, que possuem algumas restrições e são menos completas que a PEST.


Quer conhecer melhor essas diferença? Então, continue me acompanhando nessa leitura!



Qual a diferença entre Análise PESTAL e SWOT?


A análise PEST e a análise SWOT são metodologias de investigação essenciais para o delineamento de estratégias empresariais. Essencialmente, a PEST enfoca a análise externa, enquanto a SWOT dispõe da análise interna.


SWOT também é um acrônimo que significa, em inglês, Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Você também pode encontrar a nomenclatura de matriz FOFA, o sentido lógico é igual, o que ocorre é apenas uma tradução das siglas para o português.


A matriz SWOT avalia as forças e fraquezas do seu negócio em relação à concorrência (Análise interna da empresa). Além disso, ela também avalia as oportunidades e ameaças, tendo uma visão do meio externo.


Você deve estar se perguntando qual utilizar, né?


Não existe uma resposta certa. Se você quer uma análise interna, a matriz SWOT é ideal para você. Se você só quer uma análise externa aprofundada, a análise PEST é o que você procura. Se você quiser tanto uma análise interna quanto uma análise externa aprofundada, utilizar a matriz PEST e a matriz SWOT é o melhor caminho a ser seguido.


É quase impossível separar a análise da empresa e do mercado, mas essas metodologias visam aspectos diferentes. Assim, elas concluem a investigação com diferentes abordagens.


Para você entender melhor, o ambiente interno é o ambiente do negócio. Estamos falando de gestão, funcionários, cadeia de serviços. E quando falamos de ambiente externo ou macro, nos referimos ao mercado em geral, a taxas de juros, a inflação, a legislação, a seus concorrentes.


Durante a criação de um planejamento estratégico, ou até mesmo de um plano de negócios, é recomendável que se utilize as duas ferramentas, para que você compreenda melhor o cenário e tome decisões mais assertivas.


Análise SWOT um planejamento estratégico para a sua empresa
analise-swot-estrategia

Como fazer a Análise PEST/ PESTAL?


Antes de começar a construir, é interessante analisar quais fatores serão trabalhados, decidir se irá fazer sozinho ou em equipe (lembrando que é melhor quando é feita em conjunto), e realizar um brainstorming para cada fator. Veja exatamente o que podem representar cada um desses fatores e saiba como se planejar diante de cada etapa da análise:

  • POLÍTICO

Os fatores políticos são aqueles que podem influenciar o seu negócio através de novas políticas governamentais, eleições, mudanças de governo. Esse fator tem um impacto direto no setor privado, pois quando um governo interfere muito na economia pode criar desafios ou oportunidades para o setor.

Algumas questões podem ser levantadas para se planejar, tais como:

  1. Quando serão as próximas eleições? Como os períodos eleitorais podem impactar sua empresa? Quais os impactos que as eleições podem trazer?

  2. Quais políticas tendem a ser adotadas pelos candidatos que influenciam seu negócio?

  3. Quais as restrições que o governo impõe ao seu setor?


  • ECONÔMICO

Os fatores econômicos dizem respeito a inflação, variação na economia local, taxa de exportação e importação, a demanda de um determinado produto ou serviço, crescimento industrial e entre outros. É importante refletir sobre as seguintes perguntas:

  1. A economia está estagnada, em crescimento ou declínio?

  2. Qual a taxa de desemprego?

  3. O nível de renda da persona está crescendo ou diminuindo?

  4. As taxas de câmbio apresentam certa estabilidade ou apresentam variações?

  5. Os consumidores têm facilidade de acesso ao crédito?


  • SOCIAIS

Também conhecido como fatores sócio-culturais, incluem aspectos demográficos e culturais da sociedade, como taxas de crescimento, mudanças de gerações, tabus culturais, padrões de consumo e entre outros. Entender o contexto social em que a sua persona está inserida possibilita criação de campanhas para que ela se identifique e engaje com o propósito do seu negócio. Confira algumas perguntas que podem te auxiliar nessa etapa:

  1. Como está o crescimento populacional e qual é a média de idade?

  2. Como a cultura da população tem influenciado as decisões de compras?

  3. As tendências de consumo são diferentes se comparadas a faixas etárias distintas?

  4. Quais atitudes e tabus sociais podem vir a afetar o seu negócio?

  5. Existe alguma demanda sendo gerada pela situação social?


  • TECNOLÓGICOS

Estes fatores estão relacionados com a modernização nos processos do seu negócio. É a forma de você procurar soluções mais eficientes para suas dificuldades operacionais. É importante que os aspectos abaixo sejam analisados:

  1. Quais tecnologias podem automatizar os processos da sua empresa?

  2. Seus competidores têm tecnologias mais avançadas que as suas?

  3. Quais tecnologias estão em ascensão no mercado?



Caso seu objetivo seja realizar a análise PEST, você não precisa estruturar os outros fatores. Caso seu objetivo seja construir a PESTAL, continue o texto comigo!


  • AMBIENTAIS

Esse tópico é referente aos impactos ambientais que afetam seu negócio, como gestão de resíduos, regulamentos ambientais, sustentabilidade e entre outros. As empresas que adotam políticas prejudiciais à natureza podem ser punidas com multas, além da rejeição do público. Não queremos ser cancelados, né!? Então, responda às seguintes questões:

  1. Nossas operações afetam o meio ambiente? Se sim, de que forma? É possível reduzir esses danos?

  2. Nossos clientes dão preferências aos produtos sustentáveis?

  3. Como é a regulamentação ecológica do mercado?


  • LEGAIS

Por último, há os fatores legais que, como o nome já diz, são relacionados à legislação da região em que atua. Esse tópico se refere às legislações vigentes e futuras, leis trabalhistas, processo regulatório, regulamentos fiscais, código de proteção ao consumidor e etc. Confira algumas perguntas que podem guiar a sua análise:

  1. Existe alguma legislação vigente ou mudança de tributação que está impactando a sua empresa?

  2. A sua empresa está de acordo com a lei vigente?

  3. A empresa atende as normas do consumidor?

  4. A empresa atua conforme a lei trabalhista?


Após terminar a construção da PEST/ PESTAL é interessante avaliar quais os riscos ao seu negócio e quais fatores são as oportunidades. Os fatores que não são ameaças ou oportunidades não serão utilizados, dessa forma, é mais interessante que você retire esses dados.


Se sua empresa estiver com várias ameaças e você deseja mudar isso, leia também nosso conteúdo sobre o 5W2H.


Se você ainda não sentir segurança em aplicar os conceitos ensinados, marque um diagnóstico conosco.


Para mais dicas e conteúdos como esse, se inscreva no site e siga @focusconsultoria no Instagram.



Gostou do texto?

Curta e comente o post!



Foi útil para você?


Compartilhe com alguém que precisa dessas informações!



Texto por:

Anne Beatriz Ferreira

annebeatriz@id.uff.br

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo