top of page
young-beautiful-businesswoman-with-dark-short-hair-in-white-shirt-happily-working-on-lapto
a-removebg-preview_edited.png

Análise PESTAL: O que é e como aplicar na minha empresa


Análise PESTAL é um modo de planejamento estratégico
FreePic, analise-pestal-estratégia. https://br.freepik.com/fotos-gratis/objectivos-de-meta-de-sucesso-estrategico-de-estrategia-de-negocios_1211528.htm#query=estrat%C3%A9gia&position=1&from_view=search

Você não sabe o que é análise PESTAL?

Você tem uma empresa e não sabe os fatores que têm impactado o Mercado?

Seu negócio pode estar ficando para trás dos seus concorrentes.

Também não sabe por onde começar a procurar esses fatores?

E ainda tem dificuldade de investir, pois não conhece a esfera que seu negócio está inserido?

Então você precisa conhecer a Análise PEST.


Caso tenha respondido “sim” para alguma dessas perguntas, venha comigo por esse texto.

Eu vou explicar um pouco mais sobre a Análise PEST, ela é a solução que você procura.


O que é a Análise PESTAL?


A análise PESTAL, também conhecida como PEST, é uma ferramenta utilizada para compreender como o ambiente externo pode impactar no seu negócio, analisando fatores macro-ambientais. Essa ferramenta é essencial para detectar oportunidades e possíveis ameaças para o seu negócio.


Imagine que você está dentro de uma casa, sua visão de negócios está limitada apenas ao ambiente interno, imaginou? Agora pense como seria ver essa mesma casa, porém do lado de fora. No momento que você só possui uma visão interna do seu negócio, você não consegue prever ou estipular mudanças que podem impactar no seu estabelecimento, mudanças essas que se ignoradas podem levar sua empresa à falência.


A matriz PESTAL é um modelo analítico que te proporciona entender até que ponto o que ocorre lá fora pode influenciar nas tomadas de decisão dentro da sua empresa. Fatores externos como a política, economia, tecnologia e ambiente do seu país e do mundo interferem no caminhar do seu negócio.


PEST é um acrônimo que une as palavras Política (P), Economia (E), Social (S), Tecnologia (T). É interessante ressaltar que alguns especialistas acreditam na importância de adicionar outros dois fatores: Ambiental (A) e Legal (L). Sendo assim, a nomenclatura pode variar.


Além disso, em inglês o meio ambiente é referido como enviroment, gerando o nome PESTEL, é importante apontar que essas diferentes nomenclaturas têm o mesmo propósito e significado.

Categorias da Análise PESTAL
PESTAL-fatores-externos

Qual a importância da Matriz PESTAL?


A PEST mostra uma visão detalhada dos impactos dos fatores externos no seu negócio. As informações coletadas são relevantes para direcionar a tomada de decisão nas operações e estruturar um plano de crescimento de acordo com o contexto que a empresa está inserida.


Ela realiza uma análise profunda e ampla dos impactos do mercado no ambiente empresarial. Isso permite destacar os pontos positivos e negativos da empresa, para alinhar com a visão externa.


Avaliar os pontos fortes e fracos da empresa permite que o negócio se prepare para futuros impactos nos cenários mais adversos. Essa oportunidade de melhorar suas fraquezas é uma grande vantagem competitiva, por isso é essencial para a empresa realizar uma análise PESTAL.


Ela serve para empresas que já estão no mercado e também para aquelas que querem entrar. Permitindo um ingresso seguro e bem planejado, o que é essencial para um novo negócio.


Os principais pontos a serem analisados são as categorias:

  • Políticas

  • Econômicas

  • Sociais

  • Tecnológicas

  • Ambientais

  • Legais


Essa é uma análise de planejamento estratégico que tem foco no macro, mas sem dispensar o interno, pois correlaciona seus impactos em toda a análise.


O estabelecimento do planejamento pode visar objetivos de curto, médio e longo prazo.


Percebe como a PEST é muito importante?? Incrível, né!? Ela vai te auxiliar nos seguintes fatores:

  • Identificar oportunidades de crescimento no seu ramo operacional;

  • Prevenir de potenciais ameaças e impactos do mercado;

  • Estudar o mercado englobando diversas categorias (PESTAL).

Existem muitas metodologias de análises que podem ser utilizadas durante o processo de planejamento estratégico. Entre elas, existem as 5 forças de Porter e o SWOT, que possuem algumas restrições e são menos completas que a PEST.


Quer conhecer melhor essas diferença? Então, continue </