
Tudo que você precisa saber sobre os 4P's do Marketing

O que são os 4 P's de marketing?
Quais são os 4 P's de marketing?
Por que eles são fundamentais para qualquer tipo de negócio?
Como conseguir montar uma estratégia de marketing?
O que é mix de marketing?
Por que preciso dos 4 pilares para minha empresa?
Como aumentar minhas vendas com essa estratégia?
Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então, continue essa leitura.
O que são os 4P's de Marketing?
Os 4p’s do marketing, também conhecidos como Mix de Marketing, representam os 4 pilares fundamentais para qualquer estratégia de marketing, que são: produto, preço, praça e promoção. Trabalhar esses 4 pontos farão com que seu planejamento seja ainda mais eficiente e que as suas vendas aumentem.
É exatamente isso que vamos abordar agora, explicando cada um desses pontos.
1°P- PRODUTO
O primeiro pilar dos 4P’S de Marketing é o produto, isto é, o que a empresa vende e oferece no mercado, é tudo aquilo que é disponibilizado ao consumidor. Ele deve sempre ser pensado a partir das necessidades/demandas do público-alvo. É muito importante saber o que está sendo vendido e no que isso irá beneficiar o cliente.
Para definir o seu produto, separamos algumas perguntas para ajudar a ilustrar melhor:
O que o cliente espera do produto?
Como resolveria seus problemas ou necessidades?
Quais atributos ele precisa ter?
Como, quando e onde o cliente irá usá-lo?
Como ele se diferencia de seus concorrentes?
Qual é seu nome e como será sua aparência?
Uma ferramenta bem importante é o ciclo de vida do produto. Entre as etapas desse ciclo encontramos: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Ele ajuda a identificar qual é o momento do seu produto, quais são as melhores estratégias para o futuro e quais os momentos que um determinado produto passará ao longo de sua existência.
2°P- PREÇO
O preço é quanto o produto vai custar no mercado, ou seja, quanto ele custa para o cliente adquiri-lo. Esse ponto é de extrema importância para qualquer tipo de negócio, porque ele influencia diretamente na compra, podendo ser um fator determinante na venda do produto.
O mais importante durante a precificação é trabalhar um preço coerente, que represente o melhor custo-benefício possível. Ele deve ser calculado com base no custo de produção, logística, mão-de-obra e todos os processos até sua chegada nas prateleiras.
Mas, ao mesmo tempo, ele tem que ser lucrativo para a empresa, já que ele é a base para o faturamento dela.
Lembre-se de que o preço está totalmente ligado não apenas ao produto, mas à percepção da marca pelo seu público. Ou seja, quanto maior e melhor for sua marca, mais o público estará disposto a pagar um valor maior pelo produto.
E para te ajudar a ter uma boa definição de preço, estas perguntas podem te ajudar a esclarecer alguns pontos, como:
Quanto sua empresa investe para produzir cada produto?
Como está seu preço comparado com os da concorrência?
Quanto espera de margem de lucro para o seu produto?
Quanto o cliente pagaria por esse produto (ou na concorrência)?
Será preciso ter preços específicos para cada tipo de cliente (como por exemplo pessoas jurídicas, compras em volume maior, entre outros)?
3°P- PRAÇA
A praça é sobre onde o produto será oferecido para o cliente, ou seja, onde o cliente precisa ir para comprar seu produto. Para determinar isso, é preciso estudar muito seu público-alvo e entender quais seriam os lugares mais adequados para eles concretizarem a compra.
Em outras palavras, é preciso identificar o comportamento de compra do seu público para você conseguir estar no lugar certo e na hora certa.
Para te ajudar nesse ponto, responda essas perguntas: