COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

Escritório: (22) 9-9922-7009

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados

  • Maria Luisa Marques

Por Que Manter Uma Cultura Inovadora Em Sua Empresa?


De acordo com UK Innovation Report, 2003, inovação é a exploração com sucesso de novas ideias, ou ainda, transformar pensamentos criativos para a prática. Inovar é colocar as ideias para trabalhar. Nos dias de hoje é cada vez maior a importância da inovação nas empresas, pois se tornou um diferencial competitivo, afinal, é inovando que nos mantemos na frente da concorrência.

A inovação é a raiz do sucesso de grandes empresas como Amazon, Google, Uber, Apple e várias outras. Empresas inovadoras são aquelas que ouvem seu público, elas criam um grande capital intelectual, conversam com seus funcionários e enxergam problemas como oportunidades. Quando uma empresa deixa de inovar, é ultrapassada pelos concorrentes e isso gera perda de mercado e, muitas vezes, leva à falência.

Inovações permitem às empresas estarem sempre à frente no mercado, dispondo de diferenciais que as fazem alcançar novos públicos e garantir maior margem de lucro. A inovação cria valor para o negócio e, como estratégia, orienta o investimento e define o foco de pesquisas a partir do ponto de vista do mercado. Não importa a origem da inovação, se é impulsionada de dentro ou fora da empresa, os líderes do mercado inovam suas diversas áreas, desde setores técnicos até o relacionamento com clientes.

Separamos os principais problemas que podem ocorrer em empresas que não inovam, destacando a importância de construir uma cultura inovadora dentro de uma organização.

Baixa produtividade

Um dos meios para expandir o crescimento econômico é o aumento da produtividade. A baixa produtividade prejudica a competitividade da indústria brasileira no mercado doméstico e internacional. O baixo crescimento está ligado, em grande parte, à falta de inovação nas empresas. Cabe as organizações, portanto, a busca pelo aumento da eficiência produtiva, incentivando uma cultura inovadora, agregando melhorias nos modelos de gestão e de processos e conquistando novos mercados.

Baixo crescimento

Uma empresa presa a antigas práticas dificilmente sobreviverá no mercado. Instrumentos de gestão do passado, como qualidade total, reengenharia e reestruturação, não são mais suficientes para garantir o crescimento de um negócio. Segundo Luiz Felipe Vilela, diretor Corporativo da MV Sistemas, pesquisas ao redor do mundo comprovam que 74% das empresas globais identificam que a inovação é fundamental para o crescimento e para garantir a continuidade das organizações.

Funcionários desmotivados

Conviver em um clima de disputa entre os colaboradores não é o ideal. Um dos desafios da gestão de inovação trata de cultivar um ambiente favorável para que ela possa ocorrer nas empresas. Permitir a participação de todos os colaboradores é fundamental para promover a inovação.

Dessa forma, manter um bom clima organizacional e criar uma cultura que incentive a busca de ideias inovadoras é estar um passo a frente no mercado competitivo em que as empresas estão inseridas. O aumento da produtividade e o crescimento empresarial se tornarão consequências de um ambiente inovador, proporcionando uma posição vantajosa em relação aos concorrentes através da cultura fomentada pelo trabalho conjunto de toda uma organização.