• Bruno Ferreira

Os Benefícios De Um Planejamento Financeiro Para Sua Empresa

Atualizado: Jun 30


Muito se sabe sobre os desafios e obstáculos diários que um empreendedor deve enfrentar para que seus objetivos e metas sejam alcançados. Por isso, um dos fatores mais importantes para que seu negócio dê certo é a disponibilidade de recursos financeiros, o que viabiliza a execução de suas operações e processos.


Através de pesquisas realizadas na área do empreendedorismo, pode-se constatar que aproximadamente 60% das empresas são obrigadas a fechar suas portas nos primeiros 5 anos de funcionamento por algum motivo ligado a problemas financeiros (dados do IBGE). Tal fato nos mostra a importância de seguir um planejamento financeiro bem executado, tema abordado mais a fundo a seguir.


De acordo com a sua definição, planejamento é o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo. Nesse sentido, o Planejamento Financeiro deverá auxiliar o empreendedor a estabelecer metas financeiras em um determinado prazo para que os objetivos do negócio sejam alcançados da melhor forma possível.


Assim sendo, o Planejamento Financeiro consiste em realizar uma projeção dos custos, despesas e receitas da sua organização a médio e longo prazo, de forma a indicar a situação atual da empresa ou negócio. Em seguida, cenários distintos devem ser criados para que, através das informações coletadas, possam ser estabelecidas as metas e os planos de ação.


Com relação aos benefícios de se realizar um Planejamento Financeiro adequado, o mesmo proporciona ao empreendedor clareza em relação a todas as movimentações financeiras do seu negócio, sejam elas de entradas ou saídas. Através da análise das receitas, custos e despesas, pode-se verificar a forma mais eficaz para utilização de recursos, além de observar a existência de gastos supérfluos ou despesas que podem ser cortadas ou minimizadas.

Através das projeções criadas, juntamente com a realização de uma análise do mercado em que a organização atua, o Planejamento Financeiro se mostra como uma ferramenta muito poderosa na elaboração de estratégias para o desenvolvimento do seu negócio.


A elaboração dessa ferramenta geralmente é realizada no ato de abertura da empresa ou ao final de cada ano, quando as metas do ano seguinte são estabelecidas. Porém, não devemos nos limitar a apenas esses períodos e colocar em prática no intervalo necessário. Além disso, o cenário atual em que a organização está inserida deve ser analisado para verificar se tais metas e objetivos estão alinhados à realidade vivida.


É importante destacar que cenários distintos devem ser elaborados, pois serão úteis para que o empreendedor se prepare caso sua empresa evolua rapidamente ou imprevistos financeiros venham a ocorrer. Geralmente, os cenários otimista (melhor possível), realista (o mais provável) e pessimista (pior cenário possível) são os mais utilizados nesse ponto.


Por fim, estabeleça um prazo de acompanhamento e compare o que foi planejado com os resultados reais que sua empresa está obtendo. Essa comparação se faz necessária para que o Planejamento Financeiro realizado seja cumprido e revisado periodicamente de modo a manter-se sempre alinhado às estratégias do negócio.


Se ficou interessado, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar!

Gostou do texto?

Curta e comente!

Foi útil para você?

Compartilhe com alguém que precisa dessas informações!

0 visualização
COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

(Devido às orientações de saúde nossa sede está fechada temporariamente.
Continuamos com atendimento on-line.)

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados