• Mariana Imbelloni

Como Aumentar O Lucro Da Sua Empresa Reduzindo Custos e Despesas?

Atualizado: Jun 10


Ao abrir um empreendimento, investimos tempo, dedicação e dinheiro e assim, expectativas são geradas sobre o rumo que esse sonho deve tomar. Contar com o retorno financeiro faz parte dos planos ao idealizar seu negócio. Para que um faturamento seja melhor aproveitado sem impactar diretamente no preço dos produtos e consequentemente o número de clientes, algumas medidas podem ser tomadas.

1º Passo: Conhecendo os Gastos

O primeiro passo para conseguir eliminar os gastos da sua empresa é conhecê-los. Para isso, é necessário saber quais gastos estão alocados em cada parte produtiva ou etapa do serviço. Essas informações podem ser consultadas no seu Planejamento Financeiro, mas caso ele ainda não tenha sido feito você pode recorrer às notas fiscais e anotações contábeis e aproveitar essa coleta para iniciar seu planejamento do próximo ciclo produtivo.

2º Passo: Custos ou Despesas?

Após a discriminação dos gastos você deve iniciar as análises. Separe as despesas dos custos e lembre-se: despesas estão relacionadas a gastos administrativos, como área comercial e marketing, e custos com os gastos diretamente ligados ao produto, como por exemplo, mão-de-obra e material utilizado.


Ao analisar os gastos deve ser levada em consideração a importância de cada um deles para o produto final e como eles afetam o seu desempenho. Procure elencar os gastos como prescindíveis ou imprescindíveis para tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Para o primeiro grupo, ações devem ser tomadas buscando a melhor maneira de reduzir seus custos, evitando a perda de qualidade do produto para que essas mudanças não afetem as vendas.


Algumas estratégias que você pode utilizar para conseguir um preço menor nas compras dos insumos são:

  • Barganhar com o fornecedor

  • Comprar em maior quantidade

  • Realizar entregas programadas

Para o grupo dos imprescindíveis, podem ser avaliados se são necessários ou não. Em caso de resposta negativa, busque o melhor jeito de cortá-los. Caso contrário, algumas ações podem ser tomadas, como verificar opções de planos mais baratos de telefonia ou buscar uma conta bancária com taxas menores e em caso de dívidas procurar o banco para renegociá-las.

3º Passo: Obtendo Resultados

Outro fator que pode influenciar os resultados financeiros são os gastos com o pessoal. Alguns processos podem não estar padronizados, o que pode gerar retrabalho e desperdício de materiais. Uma possível solução para esse problema é estudar cada função da empresa, entender as atividades e criar padrões, melhorando como cada uma delas é executada, o que permite saber se mais produtos ou serviços podem ser oferecidos com os mesmos recursos.

Depois desses passos você pode recalcular o preço do seu produto. É esperado que a margem de lucro seja maior, e se ainda assim o resultado obtido não for satisfatório, passe de novo por cada um dos passos.

A Focus Consultoria pode te auxiliar em cada uma dessas etapas, desde a estruturação do Planejamento Financeiro até a elaboração dos planos de ação para reduzir custos e despesas. Peça seu diagnóstico!


0 visualização
COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

(Devido às orientações de saúde nossa sede está fechada temporariamente.
Continuamos com atendimento on-line.)

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados