• Alexandre Salemi

Canvas: 9 Passos Para Estruturar O Seu Negócio

Atualizado: Mar 3


Você já parou para pensar quantas boas ideias de negócio já teve mas que não levou para frente porque não sabia se iria dar certo? Fazer dar certo é uma questão de organização e estruturação das suas ideias de negócio. Nesse artigo vamos lhe apresentar uma ferramenta simples e poderosa que poderá lhe ajudar.

Segundo os pesquisadores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur “Um modelo de negócios descreve o raciocínio de como uma organização cria, entrega e captura valor” e para ajudar na criação desse modelo Osterwalder desenvolveu o Business Model Canvas, uma ferramenta tida como referência na modelagem e validação (ou não) de negócios.

O Canvas é dividido em 9 blocos e segundo o próprio Osterwalder deve ser modelado na seguinte sequência:

Começamos preenchendo o bloco Segmentos de Clientes para definir o nosso público-alvo, ou seja, os diferentes grupos de pessoas ou organizações que queremos atingir e criar valor.

No bloco Proposta de Valor são definidos os produtos e serviços que atendem as necessidades para um determinado segmento de clientes. Neste sentido, a proposta de valor constitui uma série de vantagens que uma empresa oferece aos clientes. Exemplos de proposta de valor podem ser Customização, Preço, Design, Novidades e Performance.

Uma vez conhecidos os potenciais clientes e sabendo que valor deseja-se criar, é preciso pensar em como a empresa se comunicará com os clientes e entregará o valor desejado. E essa entrega é feita através dos Canais de Distribuição que podem ser Vendas Online, Loja própria, Newsletter, Entrega à Domicílio entre outros.

Também é necessário entender o Relacionamento com Clientes e por isso neste bloco são descritas as relações que a empresa estabelece com o seu segmento de clientes. Esses relacionamentos podem ser Assistência Pessoal ou Personalizada, Auto-Serviço e até Serviços Automatizados.

O bloco seguinte é o das Fontes de Receita que representa as receitas que a empresa gera de cada segmento de clientes através da solução que está sendo criada. Essa receita pode vir da Venda de Ativos, de Retorno em Publicidade, de Empréstimos e até Licenciamento por exemplo.

Todo modelo de negócio exige Recursos-Chaves. Estes recursos permitem que uma empresa crie e ofereça uma proposta de valor, que alcance mercados e mantenha relações com segmentos de clientes. Os Recursos Chaves são bens ligados diretamente ao funcionamento do modelo de negócio. Podem ser Físicos, Intelectuais, Humanos, Tecnológicos e Financeiros.

No passo das Atividades-Chaves se descrevem as atividades e processos mais importantes que a empresa deve fazer para o modelo de negócios funcionar. Ou seja, as atividades sem as quais não seria possível atender a proposta de valor. Entre essas atividades pode-se citar a Produção, e o Acompanhamento das Plataformas e Redes Sociais.

O oitavo bloco é construído com o intuito de descrever os Parceiros-Chaves, definindo assim a rede de fornecedores e parceiros para o modelo de negócios. Alguns tipos de parceria são as de Redução de Riscos ou Fornecedores de Recursos ou até mesmo parcerias que contribuam na realização de uma atividade-chave.

O último passo para a construção do seu modelo de negócios é a Estrutura de Custos, que descreve todos os custos necessários para a operação do modelo. Nessa etapa são descritos os Custos Fixos e Variáveis e se a Economia adotada será de Escopo ou de Escala.

Fonte: Sebrae

A ideia do Canvas é imprimir o quadro e preencher os blocos com post-it's de modo que a modelagem se torna colaborativa e mutável caso haja necessidade.

Se você está pensando em abrir um negócio, elaboramos um Plano de Negócios para sua ideia ganhar o mundo.


COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

(Devido às orientações de saúde nossa sede está fechada temporariamente.
Continuamos com atendimento on-line.)

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados