COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

Escritório: (22) 9-9922-7009

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados

  • Diego Gomes

7 Dicas Para Dar Vida A Sua Ideia

Atualizado: Mar 3


Muitas pessoas tem vontade de montar um empreendimento, poder viver do seu próprio negócio, colocar seus projetos em prática e tornar real suas ideias. Porém, normalmente, uma das etapas mais difíceis é dar o primeiro passo para tirar essa ideia do planejamento e criar sua startup. Então, como começar a caminhada?

1) Compartilhe

A primeira dica importante é: Compartilhe. Procure ideias parecidas que já foram feitas, vá atrás de outros empreendedores, participe de eventos, e abra sua ideia para outras pessoas, procurando conselhos, opiniões e dicas. Claro, existe o medo de que outra pessoa possa “roubar” a sua ideia, porém você só consegue sair do lugar através de troca de informações. Na verdade, todas as ideias podem ser pensadas por outras pessoas ao mesmo tempo, logo, a sua ideia talvez não seja a mais original, mas o seu diferencial é o que pode garantir o destaque no mercado. Também não é pra abrir todo o jogo, mostrando todas as suas estratégias e planos, mas uma boa conversa sobre sua ideia, de forma simples, pode ser bastante saudável para seu futuro negócio.

2) Valide o projeto no mercado

Seu produto, ou serviço, podem ser muito importantes pra você, mas para seu cliente, o mais importante é como esse produto vai resolver o problema dele. Então, converse com seu cliente e foque mais em como sua ideia vai resolver esse determinado problema, ou adapte sua ideia para melhor resolvê-lo.

3) Forme um time complementar

Junte-se com pessoas que saibam diferentes áreas da sua para tocar sua ideia. Uma equipe em que todas as pessoas sabem as mesmas coisas, ou você sozinho, não é muito eficaz.

4) Teste até encontrar um modelo de negócios que funcione

Teste quem é realmente seu cliente, quanto você pode produzir, a forma de venda e de divulgação, como chegar no cliente, etc. Pode ser que seu modelo funcione temporariamente, portanto, teste exaustivamente e descarte o que não estiver funcionando.

5) Conheça suas métricas

Não é porque sua página tem mil curtidas, ou porque seu produto digital teve 500 downloads, que seu negócio esteja indo bem. Logo, conheça as métricas que importam para seu tipo de negócio. Exemplo: Um sistema de assinaturas é medido por quantidade de assinantes, uma padaria pode ser medida por quantidade de produtos, ou um produto específico, vendidos. Conheça suas métricas, cada tipo de negócio tem métricas diferentes.

6) Seja ágil na execução e busque apoio

Encontrado seu modelo de negócios, coloque logo em prática. Como dito anteriormente, muitas ideias podem ser pensadas ao mesmo tempo. Busque apoios, investidores, incubadoras, estabelecimento. Coloque sua ideia pra funcionar.

7) Tenha um plano proativo para captação de recursos

Busque investidores que possam te oferecer mais do que dinheiro. Um investidor que tem uma experiência do seu mercado ele pode também te trazer conhecimento. Nem todo negócio depende de investidores, mas caso necessite, busque os que podem te trazer a maior variedade de benefícios.


132 visualizações