Os Erros Mais Cometidos no Recrutamento e Seleção


Um processo de recrutamento e seleção, deve ser precedido da devida preparação não apenas do candidato, mas também dos representantes da empresa. Essa etapa é importante para garantir a qualidade do processo e aumentar a assertividade das escolhas feitas pela empresa, evitando impactos negativos sobre a imagem da mesma.

Nesse sentido, listamos a seguir alguns erros básicos cometidos pelas empresas ao longo desse processo:

Falta de retorno ao candidato

Uma entrevista de emprego é antes de mais nada, um diálogo, uma comunicação entre candidato e entrevistador, quando a empresa falha em dar um feedback, fica faltando o encerramento dessa conversa, afetando a imagem da empresa e a participação do candidato nos próximos processos seletivos em que possa se adequar a outras vagas oferecidas. Além disso a empresa pede credibilidade perante o candidato.

Promoção Interna inadequada

Promover internamente um bom técnico ao cargo de gestão sem desenvolve-lo com as competências de líder ou sem avaliar seu potencial de liderança, é um erro comum nas empresas. Um bom técnico, algumas vezes, não está pronto para ser um bom gestor de pessoas. Utilizar a promoção como estratégia de retenção do profissional, pode ter um custo alto para a empresa (Ex: promover o melhor vendedor a gerente de loja, Se esse vendedor não tiver competências de liderança, a empresa terá perdido o melhor vendedor e adquirido um péssimo líder).

Não oferecer a vaga internamente antes de abrir um processo seletivo para público externo

Conduzir um processo seletivo externo quando há funcionários com o potencial necessário dentro da empresa, implica em gastos desnecessários e afeta o clima dentro da organização.

Participar de um processo seletivo, ser considerado para uma oportunidade dentro da empresa tem um ótimo impacto na motivação não só do empregado que está participando, mas também na dos seus colegas. Perspectiva de crescimento e desenvolvimento interno é um dos fatores mais motivadores e de retenção de empregados.

Contratar parentes e amigos que você não possa demitir

Contratar parentes ou amigos que possam criar constrangimentos pessoais em caso de demissão ou repreensão é um grande erro num processo seletivo. Dentro do possível, as atividades de recrutamento e seleção, devem ter um enfoque impessoal, priorizando as competências, formação e experiências requeridas para o cargo.

Falta de preparação para a entrevista

Não se preparar para a entrevista ou não respeitar os horários marcados com os candidatos podem afetar a imagem de sua empresa no mercado local ou a nível nacional. É muito importante a preparação da sala em que acontecerá a entrevista, assim como a preparação das perguntas que serão utilizadas, garantindo a uniformidade do processo a fim de que o critério de avaliação seja utilizado igualmente para todos os candidatos. Além disso, é importante que não seja feito uso de aparelhos celulares ou outros recursos que demonstrem desinteresse pelo entrevistado e despreparo do entrevistador.

Não perguntar se o candidato tem disponibilidade para mobilidade

Algumas posições, por exemplo de as de vendas, podem envolver viagens constantes. É importante perguntar se o candidato possui disponibilidade para viajar a trabalho. Um processo de recrutamento e seleção que desconsidere um fator como esse, pode ser gerar, gastos extras, perda de tempo e frustrações por parte do empregado recém-contratado. Importante saber também, se o candidato possui carro próprio ou sabe dirigir, se for necessário.


71 visualizações
COMO PODE NOS ENCONTRAR:

Endereço: Rua Recife, s/n - Prédio Multiuso

Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ

(Devido às orientações de saúde, nossa sede está fechada temporariamente.
Continuamos com atendimento online.)

Segunda à Sexta: 09:00 às 19:00

  • Black Whatsapp Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

Copyright © 2017 Focus Consultoria - Todos os direitos reservados