young-beautiful-businesswoman-with-dark-short-hair-in-white-shirt-happily-working-on-lapto
a-removebg-preview_edited.png

11 dicas para gerar Leads de Qualidade



Você sabe o que são leads de qualidade?


Quer possuir leads que são as melhores oportunidades de negócio para a sua empresa?


Deseja que a equipe de vendas e o marketing do seu negócio sejam mais bem direcionados para esse consumidor em potencial?


Ficou interessado? Venha então conferir o texto abaixo para entender melhor e conhecer algumas dicas de como captar leads de qualidade para a sua empresa!


O que são leads de qualidade?

O termo lead se refere a um potencial consumidor que pode vir a ser uma oportunidade de negócio para a empresa. Logo, leads de qualidade são clientes que possuem uma maior probabilidade de estarem interessados em comprar um serviço ou produto do negócio em questão.


É importante ressaltar que nem todos os visitantes do site de uma empresa são considerados leads qualificados. Isso porque eles podem estar apenas interessados em conhecer mais sobre o serviço ou estarem consultando outras empresas para comparar preço e qualidade do que é oferecido.


Sendo assim, muitos deles não evoluem dentro do Funil de Vendas e interferem no tempo que a equipe de vendas gasta com a negociação.

Por isso, é importante que qualquer empresa esteja por dentro dessas dicas de como gerar leads de qualidade para o seu negócio. Vamos conferir!


12 Dicas para Gerar Leads de Qualidade

1. SEO

SEO significa “Search Engine Optimization”. Em português, é traduzido para “otimização para mecanismos de busca”. Ele é conhecido por ser um conjunto de técnicas que visa alcançar melhores resultados nos mecanismos de busca para o seu site, como é o caso do Google que se utiliza para pesquisar sobre qualquer assunto de interesse na internet.

Qualquer negócio precisa utilizar as técnicas de SEO em seu site, onde o conteúdo será escrito de uma forma para atrair o seu público-alvo.


Desse modo, quanto melhor estiver classificada sua página nos mecanismos de busca, haverá uma maior possibilidade de se encontrar leads que estejam interessados no produto ou serviço que é vendido pela empresa.


2. Landing Page

Landing Page pode ser traduzida como “página de aterrissagem”. Ela é a primeira página que o visitante acessa ao entrar no site. Isso geralmente acontece por meio de campanhas e anúncios nas redes sociais em que o usuário se interessa, clica e é direcionado para a landing page da empresa.


Essa página possui como principal objetivo a conversão de leads em potenciais clientes. Ela é objetiva e escrita de uma forma para provocar interesse e desejo por parte do consumidor em relação ao produto ou serviço que a empresa oferece. A landing page é conhecida como a “porta de entrada” dos leads para a jornada de compra.



Na maioria das vezes, ela possui um formulário em que o visitante pode deixar os seus dados para que a equipe de vendas da empresa possa entrar em contato e prosseguir com o atendimento. Diante disso, a landing page se torna uma das principais maneiras de captar leads de qualidade para o negócio.


3. Blog

Grande parte dos sites das empresas possuem uma página destinada para a postagem de blogs sobre diversos temas. Esses assuntos geralmente estão relacionados com os produtos ou serviços que o negócio oferece no mercado.

Os blogs tendem a não serem grandes para o visitante não perder o interesse. Eles são apelativos para chamar a atenção do leitor para continuar conhecendo mais sobre aquele determinado assunto.

Dessa forma, o usuário acaba querendo entender melhor como funciona e estará mais aberto a entrar em contato com a empresa, já que foi ela que fez o blog de interesse.


4. Materiais Gratuitos

Várias empresas disponibilizam diversos tipos de materiais gratuitos para qualquer visitante de seu site. Dentre esses materiais, estão templates, planilhas e principalmente e-books. Esses documentos não tendem a ser grandes, mas são de grande interesse do público. Isso porque são objetivos e sanam várias dúvidas do usuário, além de serem totalmente grátis.

Isso é uma forma de gerar leads de qualidade, pois ao lerem esses materiais gratuitos, muitos se interessam pelo produto ou serviço e resolvem entrar em contato para conhecer mais a fundo sobre certos pontos que não estavam presentes nos materiais disponibilizados no site.


5. Tráfego Pago

O tráfego pago é a metodologia utilizada pela maioria das empresas de investir em plataformas e sites que mostram seu conteúdo com destaque para o usuário. Esse investimento é por meio de anúncios publicitários em diferentes plataformas, mas principalmente, nas redes sociais.

A fonte de tráfego pago mais conhecida hoje em dia é o Google Ads, a plataforma de anúncios do Google. Assim que o usuário clica no anúncio, ele é direcionado para a página ligada a ele. Apesar de ser algo muito bom para a empresa, pois irá atrair muitos clientes em potencial, há uma desvantagem: é necessário investir dinheiro.

Caso a empresa deixe de pagar, o anúncio sai do ar. Por isso, é muito importante que seja investida uma quantidade boa ao longo do anúncio no tráfego pago da empresa, pois apesar de ser gasto dinheiro, o retorno de clientes é bem significativo para o negócio.


6. ICP

ICP significa “Ideal Customer Profile”. Em português, é traduzido para “Perfil de Cliente Ideal”. O ICP possui como objetivo traçar características comuns entre seu grupo de clientes, na tentativa de definir um perfil ideal que represente o seu público-alvo.

Isso pode parecer simples, entretanto, muitas empresas não definem seu ICP e acabam não tendo um conteúdo direcionado a um público-específico. Dessa forma, elas possuem mais dificuldade em atrai-las de alguma forma comparadas às outras empresas que possuem.

Sendo assim, possuir um ICP definido é crucial para ter um melhor direcionamento do conteúdo para seus consumidores e gerar consequentemente, uma maior quantidade de leads de qualidade.


7. Email Marketing

O Email Marketing é a utilização do email em campanhas de marketing digital, com o objetivo de criar e manter um relacionamento com o cliente. Uma das dicas mencionadas para gerar leads de qualidade é oferecer materiais gratuitos no site da empresa. Nesse caso, em troca de oferecer o material, o usuário deverá preencher algumas informações, sendo uma delas, o seu e-mail.


A partir desse ponto, aquele usuário se torna um lead e o email marketing possuirá como objetivo, transformá-lo em um cliente em potencial. A empresa envia e-mails semanalmente, contendo informações e dicas do setor que ela atua, com a finalidade apenas de informar. Isso porque caso tente vender logo de cara, o leitor interpretará aquele e-mail como um spam.

Dessa forma, ao enviar emails informativos para o lead, ele pode acabar despertando um interesse maior no assunto e procurar a empresa para saber mais informações.


8. Cases de Sucesso

Pode não parecer tão importante à primeira vista, mas mostrar trabalhos passados da sua empresa incentiva o consumidor a se interessar mais pelo seu produto ou serviço. Cases de sucesso são relatos de experiências que um cliente teve após contratar sua empresa e como isso lhe gerou benefícios.


Essa forma de captar o cliente é interessante, pois além de mostrar a transparência do seu negócio, também apresenta experiências de outros clientes, despertando confiança no leitor e consequentemente, um maior interesse dele pela empresa. Desse modo, os seus clientes se tornam também promotores da sua marca.


9. Redes Sociais

Hoje em dia, as redes sociais estão muito em alta, a maioria dos usuários utiliza algum tipo de rede social no dia a dia. Sendo assim, é essencial que uma empresa se mostre dominante nesses meios de comunicação, como o Facebook e Instagram. Nelas, a empresa pode fazer publicações relacionadas aos seus serviços, tirar dúvidas do seu público e até mesmo, prestar atendimento por lá.

10. Indicações de clientes

Esse ponto é muito importante por qualquer empresa, pois leads gerados por indicações de clientes possuem uma alta taxa de conversão, sendo então, leads de qualidade para aquele negócio. Isso acontece quando um cliente já possuiu uma experiência com a sua empresa e indica um conhecido como um potencial cliente daquele seu produto ou serviço.

A empresa afirma que está entrando em contato por meio daquela indicação e naturalmente aquele lead estará mais aberto a conversar, pois como seu conhecido indicou o negócio, ele terá consequentemente, mais confiança na empresa.


11. Inovação

É muito importante inovar dentro do mercado, pois isso é uma forma de captar clientes para a sua empresa. Isso porque hoje em dia, é muito comum diversos outros negócios oferecerem o seu mesmo produto ou serviço, então um dos seus papéis é mostrar seu diferencial para o público.


Sendo assim, a empresa recorre a conteúdos inovadores, onde o leitor não verá isso em nenhum outro lugar. Não só conteúdos, mas o design, gatilhos mentais e comunicações estão dentre os temas que devem ser inovadores a todo instante.

Desse modo, chamará com maior facilidade a atenção do usuário que poderá se tornar um lead de qualidade para aquela empresa.


Conclusão



(Imagem por Google)


Evidencia-se, portanto, que há diversas formas de gerar leads de qualidade para a sua empresa. Devido à alta concorrência no mercado, é essencial que qualquer negócio encontre formas de atrair cada vez mais clientes em potencial que estejam interessados em adquirir seu produto ou serviço.


Quanto maior qualidade esses leads tiverem, maiores são as chances de eles se tornarem consumidores da sua empresa.

Desse modo, lembre-se de utilizar bem essas dicas dadas no texto acima dentro do seu negócio e você verá os resultados!

Se quiser saber de outras formas de melhorar o seu negócio, visite a nossa página e entre em contato com a gente para marcar sua reunião de diagnóstico gratuita.

Ficaremos felizes em te ajudar!

Para mais dicas e conteúdos como esse, siga @focusconsultoria no Instagram e fique por dentro dos nossos posts.

Gostou do texto?

Curta e comente o post!

Foi útil para você?

Compartilhe com alguém que precisa dessas informações!

Texto por:

Isabella Fernandes

fernandesisabella@id.uff.br





38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo